ALITALIA PERTO DE FALIR...



A companhia aérea italiana Alitalia está outra vez à feira da falência e pode ser a próxima companhia nacional de bandeira a desaparecer. 

Ontem, foi dado mais um passo nesse sentido, depois de a grande maioria dos trabalhadores sindicalizados da Alitalia ter recusado os termos do plano de reestruturação proposto pela administração da empresa, que previa a redução dos salários em 30% e o despedimento de cerca de dois mil de um total de cerca de 12 mil trabalhadores da empresa. 

Na sequência deste revés, a administração da Alitalia marcou uma assembleia geral extraordinária da empresa para amanhã.

O Governo italiano também está envolvido no processo, mas são conhecidos os limites impostos por Bruxelas a ajudas estatais a companhias aéreas nacionais, como se provou no recente caso de privatização da TAP. 

Certo é que a Alitalia ainda não conseguiu apresentar qualquer lucro durante o presente século, apresentando uma situação financeira desastrosa, com dívidas gigantescas acumuladas, pressionada pela concorrência das outras companhias de bandeiras e pelas ‘low cost’. 

Segundo o ‘Financial Times’, a Alitalia precisa de uma injeção de cerca de 900 milhões de euros para sobreviver já nos próximos dias e do encaixe de mais dois mil milhões de euros para recuperar a estabilidade financeira no curto prazo. 

Outra incógnita será a posição da Etihad, companhia aérea do Abu Dhabi, que detém 49% da Alitalia. 

Os restantes acionistas são os bancos italianos Unicredit e Intesa SanPaolo, cada um com 15%, além da própria Alitalia e outros (em representação do Estado italiano).

fonte/foto/JornalEconomico/Sapo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog