ACIDENTE COM HELICÓPTERO NA PLATAFORMA P-37 NA BACIA DE CAMPOS

O Sindipetro-NF confirmou a notícia de que uma aeronave da OMNI, S76C, PREFIXO PR-MEY, tombou ao pousar no heliponto de P-37, no dia 01 de março. Pelas informações repassadas até o momento há três feridos leves, sendo um da equipe do heliponto, mas a aeronave encontra-se tombada na plataforma. Pelas informações passadas pela categoria, durante a manobra de pouso, os flutuadores teriam sido acionados indevidamente, as paletas do rotor principal teriam quebrado e havido um princípio de incêndio que foi controlado. A hélice chegou a tocar no heliponto, segundo a Petrobras.

Apesar da pressão e do assédio que os trabalhadores de P-37 estão sofrendo nesse momento, o Sindipetro-NF orienta a categoria a bordo que tente repassar informações para que a entidade possa atuar melhor. Em paralelo, diretores sindicais estão cobrando mais informações da gestão.
“O Sindipetro-NF já batalhou muito, por vários anos, para garantir o direitos dos embarcados de voar com segurança. O último acidente com fatalidade aconteceu em 2011, e essa política equivocada de economia na Petrobrás pode acabar por interferir também na segurança aérea. É contra isso que os petroleiros devem estar atentos e denunciar qualquer anormalidade” – afirma o Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda.

NOTA DA PETROBRÁS


"A Petrobras informa que um helicóptero modelo S76C, de propriedade da empresa Omni Taxi Aereo, realizou nessa tarde (1/3) por volta das 14h, um pouso brusco na plataforma P-37 e tombou lateralmente no heliponto. A aeronave transportava dois tripulantes e oito passageiros. Seis profissionais da equipe de guarnição, que recebem a aeronave, estavam no heliponto. Quatro profissionais sofreram ferimentos leves e receberam o primeiro atendimento pelo médico da Unidade de Manutenção e Segurança Cidade de Araruama, que está acoplada à Plataforma P-37. Os profissionais foram desembarcados para avaliação médica em Macaé.

A aeronave havia decolado do heliponto de Farol de São Tomé para troca de turma na unidade. A P-37 está localizada no campo de Marlim, na Bacia de Campos e segue operando normalmente.

A Unidade de Manutenção e Segurança Cidade de Araruama possui heliponto disponível para embarque e desembarque de passageiros. A Petrobras comunicou às autoridades competentes e irá instaurar uma comissão para investigar as causas do acidente".  


O Site Ururau  entrou em contato com a assessoria da empresa Onni Táxi Aéreo que informou através de nota:
A Omni Táxi Aéreo informa que na tarde de 1० de março de 2017, por volta das 14h10, a aeronave do modelo Sikorsky S76 C++ , prefixo PR-MEY, realizou um pouso brusco seguido de um tombamento no helideck de uma unidade marítima offshore,   localizada na Bacia de Campos.
A aeronave transportava oito passageiros. Três deles e um operador de helideck apresentaram lesões leves. Todos foram atendidos pelo departamento médico da unidade e passam bem.
A Omni Táxi Aéreo acionou imediatamente o Plano de Resposta  a Emergências da empresa e comunicou o fato às autoridades aeronáuticas competentes. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção Aeronáuticos (SERIPA 3)  será responsável por apurar as causas da ocorrência.

fonte/Campos24hoas/RedesSociais/SiteUrurau

Dados da Aeronave via RAB

MATRÍCULA: PRMEY

Proprietário:
BARCLAYS BANK, PLC
CPF/CGC:

Operador:
OMNI TAXI AEREO S.A
CPF/CGC:

Fabricante:
SIKORSKY AIRCRAFT
Modelo:
S-76C
Número de Série:
760766
Tipo ICAO :
S76
Tipo de Habilitação para Pilotos:
SK76
Classe da Aeronave:
HELICOPTERO 2 MOTOR TURBOEIXO
Peso Máximo de Decolagem:
5307 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
012


Categoria de Registro:
PRIVADA SERV.TRANSP.AEREO PUBLICO NAO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM - CA):
18651
Situação no RAB:
ARREND. MERCANTIL/ARREND. OPERACIONAL/ARROLAMENTO
Data da Compra/Transferência:
101209


Data de Validade do CA:
29/07/22
Data de Validade da IAM:
290717
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 02/03/2017 10:56:58


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog