Pular para o conteúdo principal

PREFEITO DEFENDE AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SEM VOOS COMERCIAIS

Aeroporto São José

Foto: Claudio Vieira / OVALE
Diferente da Infraero, prefeito quer que terminal vire centro de manutenção de aeronaves e centro de transporte de cargas

Contrariando a expectativa da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), de retomar os voos comerciais regulares no aeroporto de São José dos Campos, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) acredita que o transporte de passageiros tem pouca chance de prosperar no terminal.
Para ele, o aeroporto deveria ser um centro de manutenção de aeronaves e um centro logístico para transporte de cargas. “O caminho é um parque de manutenção de aeronaves e transporte de carga. No caso de passageiros, o aeroporto sofre por conta da proximidade com o Guarulhos, Campinas e até Brasília, que foram privatizados. Esses aeroportos ficaram mais eficientes e cobram taxas menores”, afirmou Felicio.
“Então, não interessa para uma companhia usar esse aeroporto [de São José]. Mesmo porque acabaram as empresas regionais. Só existe uma empresa regional, que é a Passaredo, mesmo assim passando por dificuldades. O caminho é esse”, disse.
Infraero. A declaração do prefeito contraria em partes a expectativa da Infraero. Na semana passada, quando o aeroporto completou 77 anos, a empresa divulgou uma nota destacando a expectativa de reaquecimento da economia do país e consequente oferta de novos trechos pelas empresas aéreas.
“A Infraero vem continuamente buscando diálogo junto às empresas ofertando a infraestrutura disponível no Aeroporto de São José”, disse por meio de nota.
Em relação ao transporte de cargas, o aeroporto já vem se destacando. A partir de propostas de descontos nas exportações discutidas e firmadas em outubro de 2016, o aumento no transporte de cargas começou com três empresas operando no Teca (Terminal de Logística de Carga) recendo e distribuindo suas cargas.
Segundo a Infraero, a expectativa é que os clientes possam migrar todas as suas operações de nacionalização no Teca da cidade. “A previsão é de que nos próximos dois meses já tenha pelo menos dois destes contratos assinados e operando no aeroporto”, disse.
Infraero reduziu valor da tarifa
A Infraero reduziu em até 40% o valor de tarifas para aumentar a operação de trânsito aduaneiro no Aeroporto de São José dos Campos. O anúncio foi feito em outubro do ano passado, durante o fórum “Desembaraça Vale”, realizado no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José.
A medida foi tomada para estimular a utilização do terminal de cargas do aeroporto, que não teve movimento em agosto do ano passado. São três modalidades do programa de incentivo. O Vale Flex dará desconto de 40% na tarifa de armazenagem, aplicável a todos os usuários do terminal de cargas, sem precisar de adesão.
No Vale Flex Frete Zero, a Infraero irá descontar o valor do frete de trânsito da carga desembaraçada e o valor da armazenagem na origem, da tarifa normal, aplicando também um desconto de 10% sobre o valor final. O Vale Flex Prime oferece um “conjunto de facilidades e descontos individualizados”.
fonte/foto/OVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA