Pular para o conteúdo principal

MINISTRO PORTUGUÊS CRITICA EMBRAER EM PÚBLICO





O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Portugal, desafiou hoje a construtora aeronáutica brasileira Embraer, que possui duas fábricas e um centro de engenharia em Évora, a "investir no conhecimento e no emprego qualificado".  

"Esperamos que, em Évora e em Portugal, a Embraer seja um exemplo e que invista no conhecimento, no emprego qualificado e, em particular, ajude a Universidade de Évora (UÉ) a desenvolver a área da ciência e tecnologia aeronáutica", afirmou.

Manuel Heitor falava aos jornalistas à margem da conferência "Évora Aero Tech Day`s", promovida pela UE em conjunto com o Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA).

Na sua intervenção na sessão de abertura do evento, o governante disse, em tom crítico, que a Embraer "não é o melhor exemplo" de empresas que investem no conhecimento, afirmando esperar que a construtora brasileira seja "diferente" em Portugal.

Manuel Heitor contou que esteve, recentemente, num centro de ciência e tecnologia em São José dos Campos, no Brasil, onde "muitos parceiros académicos e tecnológicos se queixavam da falta de investimento da Embraer" na área do conhecimento. 

"Esperamos que a Embraer possa usar Évora e Portugal para mostrar um maior envolvimento do setor privado no investimento no conhecimento e nas pessoas", insistiu.

O ministro desafiou a construtora aeronáutica brasileira e outras empresas e as instituições de ensino superior a "montarem um arranjo colaborativo" para "estimular o emprego científico e qualificado" no setor da aeronáutica.

Na sessão, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, revelou que, atualmente, sete empresas ligadas ao setor da aeronáutica "estão a instalar-se" na cidade.

"Estão a decorrer, em Évora, 170 milhões de euros de investimento", que "vão criar, nos próximos anos, incluindo já este, 964 postos de trabalho diretos", adiantou o autarca alentejano.

Pinto de Sá adiantou que esteve hoje na cidade "uma delegação da associação de aeronáutica francesa", que "representa 172 empresas do setor" em França, para uma visita ao parque da indústria aeronáutica.

fonte/rtp.pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA