AZUL DEVOLVE 20 AVIÕES E OFERECE LICENÇAS NÃO REMUNERADAS AOS TRABALHADORES
É mais um capítulo da grave
situação económico-financeira em que vive o setor da Aviação Comercial
no Brasil. A companhia AZUL Linhas Aéreas Brasileiras enviou aos seus
trabalhadores um comunicado em que aborda a situação de crise que vive e
oferece a possibilidade dos seus funcionários se habilitarem a uma
licença não remunerada de entre seis a 24 meses, que, segundo a
comunicação, pode ser “uma oportunidade”.
“A ideia – refere o comunicado conhecido nesta segunda-feira, dia 15
de fevereiro – é aproveitar o momento para que, aqueles que tenham
interesse, possam realizar projetos pessoais e/ou profissionais, os
quais exigiriam um afastamento temporário da AZUL, como por exemplo,
cursos com jornada integral ou dedicação aos filhos menores e
familiares”.
Embora tenha apanhado de surpresa muitos dos seus colaboradores, a
verdade é que era esperada da parte da administração da Azul uma decisão
que pudesse atenuar a situação de perdas previstas para os próximos
meses, motivada pelo decréscimo de tráfego e abandono inevitável de
alguns aeroportos que têm gerado menos movimento. Contudo, a companhia
tem aberto outros destinos, nomeadamente com a cooperação do seu
operador turístico Azul Viagens, fato que evitará um descalabro maior.
O comunicado que foi dirigido aos tripulantes e encaminhado a todos
os trabalhadores, em geral, destaca que a “companhia tem realizado
significativos ajustes de capacidade para estarmos mais adequados ao
actual e desafiante cenário económico no qual nos encontramos”.
A companhia reconhece que “essas adequações incluem, por exemplo, a
redução da nossa oferta de voos e a devolução de mais de 20 aeronaves
neste semestre”.
Recorde-se que por via da entrada de David Neeleman no consórcio
privado ‘Atlantic Gateway’ que adquiriu 45% do capital da TAP Portugal, a
Azul cedeu oito aviões ATR72-600 à OMNI/White Airways que irá voar para
a nova marca TAP Express; nove aviões Embraer E190 à PGA – Portugália
Airlines, que também voarão com a marca TAP Express; e dois Airbus
A330-200, que serão transferidos para Portugal, no início da temporada
de Verão IATA, para reforçar a frota de longo curso da TAP. Como vemos
este negócio de cruzamento de interesses com o grupo aéreo português
permitirá a colocação de 19 aviões, não se conhecendo para já os
contornos da negociação. Alguma imprensa portuguesa referiu que a Azul
estaria a subalugar os aparelhos, o que na realidade não foi confirmado
directamente pelas empresas envolvidas. No seu comunicado a companhia
brasileira refere que irá proceder à devolução de mais de 20 aeronaves.
Entretanto, no site ‘Skyliner – Aviation News & More’
especializado na movimentação e novos registos de aeronaves comerciais,
lia-se que o ATR72-500, matrícula PP-PTY da Azul, tinha saído da frota
da companhia brasileira e devolvido ao lessor com entrega registada no passado dia 11 de fevereiro, no Aeroporto de Billund, na Dinamarca.
fonte/NewsAvia
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