Pular para o conteúdo principal

CRJ 200 DE CARGA CAI NA NORUEGA

WEst Air Europe Cargo CRJ200PF SE-DUX 900px

Um avião Bombardier CRJ200 PF da West Atlantic Sweden AB despenhou-se na noite passada quando viajava de Oslo para Trosmö, na Noruega, num voo ao serviço dos Correios deste país, anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 8 de janeiro, a companhia aérea em comunicado de imprensa. Mais tarde, numa conferência de imprensa na cidade de Gotemburgo, foram fornecidos mais dados sobre o acidente, tendo sido confirmada a morte dos dois tripulantes.

Os pilotos, um francês e outro espanhol, terão declarado emergência pelas 23h30 UTC de quinta-feira, tendo lançado um pedido de socorro, que foi logo seguido pelas autoridades norueguesas e suecas. Os destroços do avião foram encontrados pelas 03h10 locais desta sexta-feira por um caça-bombardeiro da Força Aérea Sueca, que participava nas buscas. Estão localizados numa montanha gelada próximo da fronteira entre a Noruega e a Suécia, na zona do Lago Akkajaure.

WEst Air Europe Cargo CRJ200PF SE-DUX crash_place 800px

A imagem está a correr nas redes sociais. Terá sido obtida pelos militares envolvidos nas buscas, vendo-se uma mancha negra na neve, provocada precisamente pelo impacto da aeronave acidentada.

O avião, matrícula SE-DUX, tinha saído de fábrica em 1993 e estava ao serviço da West Air Europe, holding em que se integra a West Atlantic Sweden AB, desde 2007.

O comunicado da companhia refere que a bordo seguiam dois pilotos: o comandante, de nacionalidade francesa, que tinha 42 anos de idade e estava ao serviço da West Alantic Sweden desde 2011 e somava 3.173 horas de voo, das quais 2.050 neste tipo de avião; o co-piloto, com passaporte espanhol, tinha 34 anos, estava na West Atlantic desde 2008 e contava 3.050 horas de voo, das quais 900 neste modelo de avião.

O avião acidentado, que realizava o voo SWN294, tinha 38.601 horas de voo e 31.036 ciclos, refere a nota de imprensa da companhia sueca, que adianta que a aeronave contava com cerca de 10.000 horas de voo desde que integrou a sua frota.

A West Air Europe esteve durante alguns anos a trabalhar com um avião cargueiro em Portugal, na linha regular de carga Lisboa-Madeira-Lisboa, onde voava com um avião turbo-hélice British Aerospace ATP, seis dias por semana, ao serviço da ‘Agroar’. A linha foi suspensa em 2013.

Curiosamente, uma nova empresa que desde há cerca de dois anos pretende reatar os voos cargueiros entre Lisboa e a ilha da Madeira, chegou a anunciar no ano passado que iria voar o mesmo percurso também com um avião Bombardier CRJ200 transformado em cargueiro, igual ao que agora se despenhou na Escandinávia. Chegou a ser assinado um protocolo no Funchal com a empresa ‘Blackbird Air Charter A/S’, da Dinamarca, para aluguer do aparelho. Contudo, o contrato nunca foi assinado formalmente, por falta de satisfação do pagamento previsto, pelo que a ‘Blackbird’ alugou a aeronave a uma empresa de transporte de carga norte-americana.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA