CRJ 200 DE CARGA CAI NA NORUEGA
Um avião Bombardier CRJ200 PF
da West Atlantic Sweden AB despenhou-se na noite passada quando viajava
de Oslo para Trosmö, na Noruega, num voo ao serviço dos Correios deste
país, anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 8 de janeiro, a companhia
aérea em comunicado de imprensa. Mais tarde, numa conferência de
imprensa na cidade de Gotemburgo, foram fornecidos mais dados sobre o
acidente, tendo sido confirmada a morte dos dois tripulantes.
Os pilotos, um francês e outro espanhol, terão declarado emergência
pelas 23h30 UTC de quinta-feira, tendo lançado um pedido de socorro, que
foi logo seguido pelas autoridades norueguesas e suecas. Os destroços
do avião foram encontrados pelas 03h10 locais desta sexta-feira por um
caça-bombardeiro da Força Aérea Sueca, que participava nas buscas. Estão
localizados numa montanha gelada próximo da fronteira entre a Noruega e
a Suécia, na zona do Lago Akkajaure.
O avião, matrícula SE-DUX, tinha saído de fábrica em 1993 e estava ao
serviço da West Air Europe, holding em que se integra a West Atlantic
Sweden AB, desde 2007.
O comunicado da companhia refere que a bordo seguiam dois pilotos: o
comandante, de nacionalidade francesa, que tinha 42 anos de idade e
estava ao serviço da West Alantic Sweden desde 2011 e somava 3.173 horas
de voo, das quais 2.050 neste tipo de avião; o co-piloto, com
passaporte espanhol, tinha 34 anos, estava na West Atlantic desde 2008 e
contava 3.050 horas de voo, das quais 900 neste modelo de avião.
O avião acidentado, que realizava o voo SWN294, tinha 38.601 horas de
voo e 31.036 ciclos, refere a nota de imprensa da companhia sueca, que
adianta que a aeronave contava com cerca de 10.000 horas de voo desde
que integrou a sua frota.
A West Air Europe esteve durante alguns anos a trabalhar com um avião
cargueiro em Portugal, na linha regular de carga Lisboa-Madeira-Lisboa,
onde voava com um avião turbo-hélice British Aerospace ATP, seis dias
por semana, ao serviço da ‘Agroar’. A linha foi suspensa em 2013.
Curiosamente, uma nova empresa que desde há cerca de dois anos
pretende reatar os voos cargueiros entre Lisboa e a ilha da Madeira,
chegou a anunciar no ano passado que iria voar o mesmo percurso também
com um avião Bombardier CRJ200 transformado em cargueiro, igual ao que
agora se despenhou na Escandinávia. Chegou a ser assinado um protocolo
no Funchal com a empresa ‘Blackbird Air Charter A/S’, da Dinamarca, para
aluguer do aparelho. Contudo, o contrato nunca foi assinado
formalmente, por falta de satisfação do pagamento previsto, pelo que a
‘Blackbird’ alugou a aeronave a uma empresa de transporte de carga
norte-americana.
fonte/foto/NewsAvia
Comentários