Pular para o conteúdo principal

AIRBUS A350-900 DA TAM JÁ ESTÁ NO BRASIL - "BIRD STRIKE" MOTIVOU A NOVA VERIFICAÇÃO

TAM A350-900XWB PR-XTA Toulouse_nariz 900px

Chegou ao Brasil nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, o primeiro Airbus A350 da TAM Linhas Aéreas, empresa que integra o consórcio LATAM Airlines, juntamente com as companhias do universo da LAN, e que constitui o maior aglomerado de companhias aéreas da América Latina.

A nova aeronave, que será também a primeira a voar numa companhia comercial no continente americano, tem o número de série 24 e foi a 14ª entrega de um A350XWB da Airbus. O Grupo LATAM Airlines passa a ser o quarto operador mundial do aparelho.

Após a chegada ao Aeroporto Internacional de Confins, na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira, pelas 07h00, houve lugar às tradicionais saudações aeroportuárias, com arco de água da parte dos bombeiros. Nesse momento deu-se também a nacionalização da aeronave, após o despacho alfandegário, tendo sido atribuído o registo PT-XTA ao primeiro A350-900 da TAM. O avião prosseguirá viagem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na cidade de São Paulo, onde ficará baseado.

O primeiro A350-900 com as cores da TAM tinha feito o seu primeiro voo de teste no dia 1 de dezembro deste ano e durante cerca de duas semanas foi sujeito a outros testes de verificação nas instalações da Airbus, em Toulouse (França). Nesse período decorreu também o processo de aceitação do novo aparelho por parte da companhia brasileira, tendo o voo de aceitação por parte do cliente (Customer Acceptance Flight) decorrido no dia 8 de dezembro.

Devido a um incidente durante um dos voos de verificação, motivado por um ‘bird strike’, a aeronave foi sujeita a nova verificação e a Airbus marcou um novo voo para o dia 14 de dezembro, depois de breve trabalho de manutenção. Tudo decorreu bem e a aeronave viajou para o Brasil na noite desta quinta-feira, com cerca de 24 horas de atraso, em relação à primeira data adiantada pela TAM.

O Grupo LATAM Airlines encomendou 27 aviões Airbus A350XWB, o primeiro dos quais já está no Brasil. Os primeiros voos comerciais do A350 da TAM terão início no dia 25 de janeiro de 2016 no trajeto Guarulhos/São Paulo-Manaus. Depois de um período de experiência e de treino das tripulações e serviços operacionais em terra terão início os voos internacionais de longo curso. A companhia anunciou que este primeiro A350 será utilizado nas rotas de São Paulo para Miami e Orlando, na Florida (EUA) que terão início no mês de Março de 2016 e para Espanha (Espanha), cujo primeiro voo está marcado para o dia 6 de abril de 2016.

Os primeiros três aviões A350-900 da TAM terão uma configuração de duas classes podendo transportar um total de 348 passageiros (30 em Executiva e 318 em Económica). A partir do quarto aparelho desta gama surgirá uma terceira classe, a Económica Plus. A configuração interior dos A350 da TAM terá um desenho igual ao dos Boeing 787-9 que já estão ao serviço da LAN Airlines.

A TAM foi a quarta companhia a receber o A350, depois da Qatar Airways, da Vietnam Airlines e da Finnair. Até final do próximo ano de 2016 a TAM terá sete aviões A350-900 e em 2017 espera contar já com um total de 13 aeronaves deste modelo.

No Brasil, a AZUL também encomendou cinco aviões A350-900 que receberá em 2017 através de um contrato de leasing assinado com a ILFC.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA