ACIDENTE COM EMBRAER E195 NA INDONÉSIA
Um avião Embraer ERJ-195LR (erj-195-200LR), número de série 1900057 (2006), registro PK-KDC, da
companhia indonésia Kalstar Aviation saiu da pista nesta segunda-feira,
dia 21 de dezembro, pelas 17h30 locais (09h30 UTC), após ter pousado no
Aeroporto El Tari, em Kupang, na província de Sonda Oriental, na ilha de
Timor Ocidental. Era oriundo de Denpasar, na ilha de Bali.
A aeronave, registo PK-KDC, transportava 120 passageiros e cinco
tripulantes, que saíram ilesos do incidente. Os passageiros saíram pelas
mangas pneumáticas de emergência, não tendo necessitado de assistência
médica, disse J. M. Barata, porta-voz do Ministério dos Transportes da
Indonésia.
O avião parou a cerca de 200 metros além do final da pista
tendo ficado atolado com estragos exteriores bastante visíveis, ao nível
dos trens de pouso, asas, motores e fuselagem. Chovia bastante na hora
da aterragem, segundo informação de fontes aeroportuárias citadas pelos
jornais indonésios.
A Kalstar Aviation é uma companhia aérea que tem base na província de
Kalimantan, servindo uma larga área industrial. Foi fundada em 2007 com
a designação ‘Kalimantan Star’ e tem hoje uma frota estimada em cerca
de 40 aeronaves, notadamente ATR 42-300 e 72-600. Tem ainda alguns
aparelhos Boeing 737, versões 300 e 500, e foi a primeira companhia
indonésia a trabalhar com aviões a jato da fábrica brasileira Embraer.
O avião envolvido no incidente desta segunda-feira, e que deve ter
sofrido importantes estragos, como aliás se pode ver pelas fotos que
recolhemos em contas de Twitter, foi recebido na Kalstar Aviation em
Maio deste ano. Trata-se de um avião saído da fábrica de São José dos
Campos em 2006, entregue primeiro à companhia britânica Flybe.
A Kalstar tem presentemente mais um avião EMB195, o PK-KDA. Com a mesma idade, também oriundo da Flybe.
Metars:
WATT 211130Z 04002KT 3000 FEW014CB BKN013 24/23 Q1012 RMK CB OVER THE FIELD
WATT 211030Z 20009KT 3000 -RA FEW014CB BKN013 25/23 Q1012 RMK CB OVER THE FIELD
WATT 211000Z 00000KT 2000 -RA FEW014CB BKN013 24/23 Q1012 RMK CB OVER THE FIELD
WATT 210930Z 24009KT 0500 TSRA FEW014CB BKN013 24/22 Q1012 RMK CB OVER THE FIELD
WATT 210900Z 21022G34KT 0500 RA FEW014CB BKN013 25/23 Q1011 RMK CB OVER THE FIELD
WATT 210830Z 16005KT 7000 FEW015CB BKN014 27/25 Q1010 RERA RMK CB OVER THE FIELD
WATT 210800Z 19003KT 7000 -RA FEW015CB BKN015 27/25 Q1010 RMK CB OVER THE FIELD
WATT 210730Z 00000KT 7000 FEW015CB BKN015 26/24 Q1010 NOSIG RMK CB OVER THE FIELD
WATT 210700Z 16003KT 7000 FEW015CB BKN016 26/23 Q1009 RERA RMK CB OVER THE FIELD
WATT 210630Z 14003KT 7000 -RA FEW015CB BKN016 25/23 Q1010 RMK CB OVER THE FIELD
WATT 210600Z 11003KT 7000 -RA FEW015CB SCT016 26/24 Q1010 RMK CB OVER THE FIELD
fonte/foto/NewsAvia
Comentários