Pular para o conteúdo principal

DUELO AÉREO ENTRE SUKHOI SU-30M RUSSOS E F-15 ISRAELITAS

VEDay70_021_AndreGarcez-1024x683_s

Seis caças multi-missão russos Sukhoi SU-30 SM colocaram em fuga quatro caças israelitas McDonnel Douglas F-15 ao largo das costas da Síria, revelou o website noticioso LiveLeak. Há meses, que os aparelhos israelitas sobrevoam o espaço aéreo sírio e, particularmente, a base aeronaval de Lattaquié, cabeça de proa das forças russas na Síria. Os aparelhos israelitas seguem geralmente um plano de voo complexo, fazendo a aproximação a Lattaquié a partir do mar. Na noite de 1 para 2 de Outubro de 2015, seis Sukhoi SU-30 SM russos descolaram da base aérea síria de Hmimim em direcção a Chipre antes de interceptar em posição de ataque os quatro caças israelitas F-15.

Surpreendidos por uma situação tão inesperada e provavelmente não preparada de combate aéreo com um dos melhores caças polivalentes russos, os pilotos israelitas bateram rapidamente em retirada para sul, sobrevoando a grande velocidade o Líbano. O exército libanês anunciou oficialmente às 23h13 (hora local) que quatro “aparelhos inimigos” tinham entrado no espaço aéreo do Líbano. Este “incidente” entre aviões de combate russos e israelitas deixou estupefacto o comando da força aérea israelita, ao estimar que um eventual combate aéreo entre os F-15 israelitas e os SU-30 russos teria acabado com a destruição dos quatro aparelhos israelitas.

Israel protestou junto de Moscovo mas os russos exigiram explicações sobre a presença de aviões de combate israelitas em pleno espaço aéreo sírio. Este incidente indica que a protecção do espaço aéreo sírio está, a partir de agora, sob a protecção da força aérea russa, o que provoca um ranger de dentes em Washington. O incidente foi silenciado pelas grandes agências noticiosas mas as ligações políticas e mediáticas de Israel nos Estados Unidos, na Europa e no mundo árabe vão redobrar os esforços para diabolizar o apoio russo ao Governo sírio.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA