AVIÃO CAI DURANTE APRESENTAÇÃO NA REGIÃO DO FAROL DA BARRA, EM SALVADOR




Um avião caiu no mar durante apresentação da "Esquadrilha Textor Show", por volta das 15h45 deste sábado (31). O acidente aconteceu perto do Farol da Barra.

Por volta das 16h30, a assessoria da Aeronáutica em Salvador, afirmou que o único tripulante da aeronave foi resgatado. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Duas equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), embarcações da Marinha e mergulhadores participaram das buscas.

O piloto participava de uma apresentação em comemoração ao Dia do Aviador e o mês da Asa. De acordo com o Major Celino, da assessoria da Aeronáutica, o avião colidiu com o mar após uma série de acrobacias. A aeronave afundou logo após a queda. O major afirmou que a apresentação estava no fim quando o acidente aconteceu.

Ainda segundo Major Celino, a aeronave não é da Força Aérea Brasileira e o piloto também não é militar. A "Esquadrilha Textor Show" é formada por três aeronaves e cada uma delas é pilotada por um familiar, pai e dois filhos. O piloto da aeronave que caiu é um dos filhos. A esquadrilha é sediada em Rio Verde, interior de Goiás, e os três tripulantes são gaúchos, segundo informações do major.

O evento
A "Esquadrilha Textor Show" foi uma das atrações do "Sábado Aéreo", evento promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), na Barra. A apresentação fazia parte das comemorações pelo Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro, e ao Mês da Asa, uma celebração em homenagem ao primeiro voo da história feito por Santos Dumont, na França, em 1906.

O evento também teve exposição de equipamentos, sobrevoos da aeronave P-3AM, que realiza a patrulha marítima em Salvador e uma apresentação da banda de militar.

Aeronave participava de apresentação em comemoração ao dia do Aviador (Foto: Darlan Azevedo/Arquivo pessoal)Aeronave participava de apresentação em comemoração ao dia do Aviador (Foto: Darlan Azevedo/Arquivo pessoal)
Aeronave caiu no mar por volta das 15h45 deste sábado (31) (Foto: Darlan Azevedo/Arquivo pessoal)Aeronave caiu no mar por volta das 15h45 deste sábado (31) (Foto: Darlan Azevedo/Arquivo pessoal)
fonte/foto/G1 

Dados da aeronave via RAB


MATRÍCULA: PRZVX
Proprietário:
AEROTEX AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA
CPF/CGC:

Operador:
AEROTEX AVIACAO AGRICOLA LTDA
CPF/CGC:

Fabricante:
SLICK AIRCRAFT COMPANY
Modelo:
SLICK 540
Número de Série:
540-007
Tipo ICAO :
ZZZZ
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
795 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
000


Categoria de Registro:
PRIVADA EXPERIMENTAL
Número dos Certificados (CM - CA):
150501
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:



Data de Validade do CA:

Data de Validade da IAM:
ABORDO
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 31/10/2015 22:13:36

Piloto morre após avião cair no mar durante show aéreo


  • Avião caiu no mar após manobra na Barra - Foto: Cidadão Repórter | Via Whatsapp | Observatório da Cidade
    Avião caiu no mar após manobra na Barra
Morre o piloto que comandava o avião que caiu no mar  durante apresentação na Barra, neste sábado, 31. Robson André Textor foi resgatado por mergulhadores do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e levado para o Hospital Português, mas não resistiu aos ferimentos, de acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom).

Ele fazia parte da esquadrilha civil Textor Air Show, de Goiás.  Robson André fazia parte da equipe junto com o pai e o irmão, de acordo com o major Celino, da assessoria da Aeronáutica.  



Robson André fazia shows aéreos ao lado do irmão e do pai (Foto: Reprodução | Facebook)
Eles já fizeram mais de 350 apresentações pelo Brasil. O evento fazia parte do "Sábado Aéreo", promovido pela Base Aérea de Salvador (Basv), na Barra, em comemoração pelo dia do aviador.
fonte/foto/ATarde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog