AIR FRANCE REDUZIRÁ FROTA E TRABALHADORES

Air France avioes parados

A Air France vai avançar com um plano alternativo de melhoria da rentabilidade da companhia aérea, que inclui a redução da frota e de pessoal, quer tripulantes, quer de apoio em terra. O anúncio foi feito na quinta-feira, dia 1 de outubro, pelo Conselho de Administração do grupo Air France-KLM, que congrega as suas principais companhias aéreas da França e da Holanda. Contudo, a formalização oficial das medidas só será feita na segunda-feira, dia 5 de Outubro, em conferência de imprensa em Paris.

O comunicado é bastante duro face ao comportamento dos sindicatos dos tripulantes, nomeadamente o SNPL, pois as negociações fracassaram e não houve acordo que permita prolongar por mais tempo a situação de consecutivos prejuízos verificados nos últimos meses. A direcção da Air France ficou ainda mandatada para negociar um plano de rescisões por mútuo acordo que ainda não se sabe quantos trabalhadores abrangerá.

Trata-se do ‘Plano B’ que a companhia irá divulgar nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, em Paris. A imprensa francesa adianta neste fim-de-semana que será desenvolvido em duas fases, permitindo assim alguma margem para o reinício das negociações com os sindicalistas.

Este plano, refere a imprensa de Paris, prevê uma redução de lugares em voos de longo curso em cerca de 10% em dois anos, a começar no Verão IATA de 2016, a partir de finais de Março, com a saída de cinco aviões. Citando fontes sindicais, referem que a redução de efetivos pode chegar aos oito mil postos de trabalho, incluindo os primeiros despedimentos da história da companhia.

Em Junho passado a companhia francesa já tinha anunciado a redução de capacidade em voos intercontinentais, nomeadamente para o Brasil e Japão, e o adiamento da recepção de novos aviões de longo curso.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas