HELIPARK NÃO RESPEITOU NORMAS DA ANAC
Das três pessoas que trabalharam no helicóptero EC 155B1, apenas duas estavam habilitadas
Para pilotar ou fazer manutenção no
helicóptero EC 155B1, da Eurocopter, é necessário ter habilitação e
treinamento específicos. A determinação é da Agência Nacional de Aviação
Civil (ANAC).
Porém, as normas parecem não ter sido respeitadas
pela Helipark, que realizou a manutenção do helicóptero no qual
aconteceu um acidente provocou a morte de cinco pessoas, entre elas,
Thomaz Alckmin, filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em
abril. Câmeras de segurança flagraram o helicóptero caindo em queda
livre, em Carapicuíba, na grande São Paulo.
Das três pessoas que trabalharam no helicóptero
naquele dia, apenas duas estavam devidamente habilitadas. Este
documento da ANAC revela que Leandro de Souza Santos tinha os cursos
necessários, mas não possuía experiência, conforme exigem as normas da
aviação. Pela legislação, ele não era considerado, ainda, mecânico. Logo
depois de passar pelas mãos de um técnico inexperiente, o aparelho
caiu.
A Aeronáutica já sabe que uma das pás quebrou durante o voo.
A Polícia Civil de São Paulo abriu um inquérito
para apurar o que aconteceu. Como não é competência da polícia estadual
investigar este tipo de fato, a Procuradoria da República vai requisitar
tudo o que foi feito até agora para verificar se houve alguma
irregularidade que possa ter provocado o acidente.
fonte/foto/Band.uol
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