AERONAVE CAI E PILOTO MORRE NA SERRA DA CANASTRA



Uma pessoa morreu após um ultraleve cair na região da Serra da Canastra, no Alto Paranaíba. De acordo com informações fornecidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), a vítima seria o piloto, que ainda não teve nome nem idade divulgados oficialmente.
Como o local onde o acidente ocorreu é um trecho de mata fechada, o acesso por terra é difícil. Peritos da Polícia Civil cidade de Passos deverão ser levados ao local na manhã desta terça-feira (5), de carona em um helicóptero da FAB. Isso porque a aeronave está em uso no município de    Pirassununga (SP) e não chegaria ao local antes do anoitecer.
Ainda conforme a Força Aérea, a aeronave experimental, de matrícula PU-BIK, decolou por volta das 7h de sábado (2) de Pirassununga com destino à Pousada da Limeira, em Vargem Bonita, na Serra da Canastra.
Durante todo o sábado, parentes do piloto tentaram contato com ele por celular, em vão. Somente por volta das 14h30 de domingo (3) é que o serviço de salvamento da FAB foi acionado para iniciar as buscas pelos destroços. Um avião e um helicóptero foram usados nas buscas.
Os destroços foram encontrados às 8h50 desta segunda-feira (4) pela equipe da FAB, que confirmou a morte do piloto, único ocupante do ultraleve. O corpo e os restos do avião ainda estão no local. 
Investigação
A Delegacia da Polícia Civil de Piumhi foi designada a investigar o caso. Contudo, segundo o delegado Fernando Henrique Turini Berdugo, peritos que atuam na cidade de Passos (mais próxima ao local do acidente) é que irão ao local para iniciar o trabalho de perícia.
"Vai depender de ajuda da FAB, pois o acidente ocorreu em uma região de mata fechada e os peritos vão precisar de carona no helicóptero para conseguirem descer no local", explicou.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que ainda não foi notificado sobre o acidente. Mas que a investigação de acidentes envolvendo aeronaves particulares de pequeno porte fica ao cargo da Polícia Civil, pois não segue padrões específicos de segurança aérea.
Ainda de acordo com o delegado de Piumhi, depois de ser periciado o corpo será levado para o IML da cidade de Passos.
fonte/G1
dados da aeronave via RAB
MATRÍCULA: PUBIK 
Proprietário:
JOSE FERREIRA GLORIA FILHO
CPF/CGC:

Operador:
JOSE FERREIRA GLORIA FILHO
CPF/CGC:

Fabricante:
Modelo:
Bravo 700
Número de Série:
087
Tipo ICAO : 
ULAC
Tipo de Habilitação para Pilotos:
UATE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
550 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
001
Categoria de Registro:
PRIVADA EXPERIMENTAL
Número dos Certificados (CM - CA)
110721
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
141014
Data de Validade do CA: 
Data de Validade da IAM: 
ABORDO
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s): 
Consulta realizada em: 04/05/2015 19:11:03

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog