ATRASOS DA LION AIR REVOLTAM PASSAGEIROS - MILITARES CONTROLAM A SITUAÇÃO EM JACARTA
Centenas de passageiros descontentes revoltaram-se no dia de
hoje, sexta-feira, 20 de Fevereiro, no Aeroporto Internacional de
Jacarta, contra a companhia aérea Lion Air, a maior low cost
nacional, que desde há três dias tem diversos voos atrasados, sem
dispensar aos clientes a atenção devida e prevista nos regulamentos
internacionais.
Os passageiros teriam invadido a área de estacionamento do aeroporto e
atirado objetos estranhos contra três aviões da companhia, o que
agrava ainda mais a situação, pois estes aparelhos ficaram
automaticamente fora de serviço, disseram fontes aeroportuárias.
A maioria dos desacatos, lê-se em diversas contas de Twitter dos
passageiros envolvidos, iniciou-se quando na manhã de hoje os
funcionários de serviço nos balcões da companhia disseram aos seus
clientes que não existiam verbas para devolver as quantias pagas para as
viagens que não foram efetuadas. Nas filas estavam cerca de 3.000
passageiros à procura do seu dinheiro.
A fúria dos lesados foi descarregada sobre os balcões de atendimento
da companhia aérea, que foram destruídos, tendo-se registrado em seguida a
invasão do gatee exterior e consequente presença das pessoas junto dos
aviões. Cerca das 09h00 (UTC), já ao fim da tarde em Jacarta, polícia
militar de choque começou a chegar ao aeroporto para ajudar a polícia
civil a expulsar os manifestantes para uma área de segurança.
Fontes do Aeroporto Internacional de Jacarta, admitem que a situação é
de grande instabilidade e que pode influenciar o tráfego normal de
aviões no principal estrutura aeroportuária da Indonésia. São conhecidos
ainda outros incidentes no Aeroporto de Soekarno-Hatta, Cengkareng,
Banten, onde também os passageiros invadiram instalações da Lion Air.
Na base dos atrasos consta que está o fato da companhia ter devolvido esta semana aos lessors
15 dos seus 103 aviões Boeing 737-800, cujos aluguéis não estavam a
ser pagos. As notícias não foram confirmadas e da parte da gestão da
companhia apenas houve uma declaração oficial no dia de hoje em que um
responsável lamentou a invasão da placa de estacionamento em Jacarta e
os estragos em três aviões.
As autoridades indonésias disseram que estão no terreno a inquirir o
que se está a passar, mas num comunicado enérgico o Ministério dos
Transportes exigiu à Lion Air o cumprimento dos seus deveres e
obrigações para com os passageiros.
A Lion Air é uma das companhias asiáticas com crescimento mais rápido
nos últimos anos, no segmento de baixo custo. Contudo, sempre
acompanhada de muitos problemas. Primeiro porque tinha uma frota
envelhecida. Depois com aviões totalmente novos, mas sempre conhecida
pelos seus constantes atrasos. Em 2013 um dos seus Boeing 737-800 pousou
numa zona de praia, depois de falhar a pequena pista da ilha de Bali. O
avião ficou destruído, mas todos os ocupantes se salvaram.
Para alguns jornais da Indonésia, os incidentes de hoje é a prova de
que a Lion Air está a caminho da bancarrota. Jornais econômicos apontam
mesmo que a situação da companhia é de falência.
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