Pular para o conteúdo principal

NOVO VULCÃO NO JAPÃO PROVOCA CANCELAMENTO DE VOOS

Vulcão Monte_Aso_Japão 27nov2014 800dpi

Mais um vulcão está a provocar desvios no movimento aéreo e a obrigar a cancelamentos de voos. Depois da erupção na ilha do Fogo, no arquipélago-república de Cabo Verde, em pleno Oceano Atlântico, entre a África e a América do Sul, uma nova erupção no Monte Aso, no sudoeste do Japão, obrigou ontem à tarde as companhias aéreas japonesas a anularem ou a desviarem para outros destinos pelo menos uma dezena de voos, a fim de evitarem uma nuvem de cinzas.

A Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) advertiram os passageiros para “um número de cancelamentos ou mudanças de destino” nas rotas de ou para o aeroporto de Kumamoto, por causa da coluna de cinzas de 800 metros expelida do Monte Aso.

“Hoje cancelámos oito partidas e quatro chegadas”, disse um porta-voz da JAL, indicando que também houve um voo que teve de mudar de destino, seguindo para um aeroporto próximo, e reconhecendo a possibilidade de mais voos serem afetados no caso da erupção vulcânica se agravar.
Situado na prefeitura de Kumamoto, na ilha de Kyushu, o vulcão do Monte Aso entrou em erupção na terça-feira passada, pela primeira vez desde 1995, começando a expelir cinzas que ontem, quarta-feira, chegaram a atingir mil metros de altitude.

Um porta-voz do aeroporto, o mais próximo do Monte Aso, informou que um voo internacional foi cancelado e um outro desviado.

A companhia ANA indica no seu ‘site’ que, “à exceção de alguns voos, muitas partidas e chegadas foram anuladas no aeroporto de Kumamoto”. Dos dez voos Kumamoto-Tóquio/Haneda previstos para hoje, sete foram já suprimidos, de acordo com a agência noticiosa francesa.
O Monte Aso faz parte dos 47 vulcões sob vigilância de um total de 110 ativos no Japão. Atualmente, o nível de alerta corresponde ao 2, numa escala de 5, o grau mais alto que determina a retirada da população em torno do vulcão.

Em Setembro passado, a repentina erupção vulcânica no Monte Ontake, no centro do Japão, entre as prefeituras de Gifu e Nagano, fez mais de 60 mortos, entre eles diversos turistas que circulavam em passeios a pé na zona do vulcão.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA