ROLLOUT DO PILATUS PC-24
A construtora suíça Pilatus Aircraft apresentou hoje, dia 1 de Agosto, pela primeira vez, o seu novo avião. O protótipo do PC-24 fez a sua estreia mundial durante uma cerimónia espectacular que contou com cerca de 25 mil convidados que compareceram pela manhã no aeródromo de Buochs, no centro da Suíça, onde está sedeada a fábrica da popular marca de aviões ligeiros.
‘Típica, exclusiva e inequivocamente – Pilatus!’ foi o slogan da apresentação que começou pelas 12h35 com a chegada de um grupo de 24 cavalos, que simbolizavam o número escolhido para o modelo do primeiro jacto executivo da fábrica suíça, e também para transmitir a força e potência que a Pilatus está a dispensar a este projecto que, embora ainda apareça com apenas um protótipo, é considerado já como um símbolo da viragem, do crescimento e da idoneidade que a marca tem hoje no mercado aeronáutico internacional.
Puxado pelos 24 cavalos o novo PC-24 surgiu nas cores típicas da Suíça, decorado com flores silvestres dos Alpes pintadas a dourado.
O ‘rollout’ do novo avião foi precedido por um desfile e diversas evoluções de exemplares de todos os modelos de série que foram fabricados até hoje pela Pilatus nos seus 75 anos de actividade.
Cerca de 150 actores e mais de 160 crianças filhas de funcionários da fábrica participaram no espectáculo vivo e alusivo ao acontecimento que deixou os convidados maravilhados, num dia de sol muito bonito em que as cores e os metais do novo jacto contrastaram com belos efeitos no recorte da típica paisagem suíça.
Oscar J. Schwenk, presidente do Conselho de Administração da Pilatus, envergou o seu traje suíço, e dirigiu-se aos convidados com muita alegria e num entusiástico discurso focado sobretudo na cultura da empresa e da marca que se criou em Stans, há exactamente 75 anos, e que dali tem emanado para todo o mundo com o fulgor e o brilho que os amantes da aviação ligeira e os pilotos formados em escolas e academias de aviação bem conhecem, de uma maneira geral.
Ali, em Stans, continuará a fábrica, garantiu Oscar J. Schwenk, perante o aplauso geral. “Daqui sairão os novos jactos executivos que assinalam uma etapa gloriosa e atingem um objectivo de crescimento fantástico do grupo”, disse o presidente da Pilatus.
O conselheiro federal Ueli Maurer felicitou e agradeceu à Pilatus a forma como tem dignificado a indústria da Suíça, e anunciou que os membros do Conselho Federal do país tinham votado, por unanimidade, a aquisição de um jacto executivo PC-24 para as suas deslocações oficiais.
O novo PC-24 tem sido introduzido pela construtora com destaque na sua versatilidade e eficiência característica das máquinas de precisão que são apanágio e bandeira da indústria suíça. Uma das suas características é de ser um avião executivo que apresenta no seu segmento, pela primeira vez, uma porta de carga e está configurado para aterrar em pistas curtas, mesmo com pisos menos apropriados.
Serão construídos três aviões protótipos que farão em 2015 e 2016 os respectivos testes de voo e ensaios laboratoriais técnicos. Seguir-se-á o processo burocrático da certificação final, pelas entidades europeia e norte-americana. Os primeiros aviões serão entregues a partir de 2017.
A Pilatus anunciou que já vendeu 84 aviões executivos PC-24 na Conferência e Exposição Europeia de Aviação Executiva (EBACE) realizada em Maio deste ano, no Aeroporto de Genebra, na Suíça.
Comentários