VÍDEO MOSTRA PILOTO INFORMANDO PASSAGEIROS SOBRE COLISÃO FRONTAL




O piloto de um avião da companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras 4101, vindo de Campinas (SP) com destino a Maceió e escala em Aracaju precisou interromper a segunda decolagem, no Aeroporto Santa Maria, na capital de Sergipe, ao perceber que ia colidir de frente com outra aeronave, que estava prestes a aterrissar na pista.

Em um vídeo feito por um dos passageiros na hora da partida, na quarta-feira (14), é possível ouvir o piloto avisando as pessoas do voo 4101 sobre uma possível batida frontal entre as aeronaves. De acordo com o comandante, que precisou acionar os freios de emergência, os aviões iam se chocar em apenas 20 segundos.

Ainda segundo as informações do condutor, a distância entre as duas aeronaves era de apenas 120 metros, e os pilotos estavam percorrendo o mesmo caminho.

"O tráfego estava a 400 metros, em torno de 120 metros da gente, a 1 km de distância do nosso prolongamento da aeronave. Isso é uma colisão em 20 segundos depois que a gente decolar e, com pista molhada, fica bem complicado", relatou o comandante da Azul.

O piloto disse também que esse problema vem ocorrendo com frequência. "Infelizmente, aconteceu isso aí e vem acontecendo nesse aeroporto várias vezes", afirmou.

A assessoria de comunicação da Infraero em Sergipe informou que o problema é de competência da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DTCA). O G1 tentou entrar em contato com o comandante da FAB no estado, mas o responsável não foi localizado para falar sobre o caso.

Já com relação as obras na pista do aeroporto, a Infraero emitiu uma nota explicando a situação:

Nota
O aeroporto está operando com redução de 450 metros de pista, ou seja: com uma pista de pousos e decolagens de 1.750 metros. Essa redução também visa aos trabalhos de reforma e ampliação do sistema e tem término previsto para o final de maio, conforme o NOTAM (Notices to Airmen, ou Aviso aos Navegantes) nº 545/2014, emitido pela Anac. A execução desses trabalhos não afeta as operações de pousos e decolagens no Aeroporto de Aracaju.

Segundo o gerente de operações em segurança do Aeroporto de Aracaju, Juney Vidigal, o avião da Azul não chegou a decolar naquele momento e partiu depois de uma hora de espera.

 NOTA À IMPRENSA:

São Paulo, 15 de maio de 2014 – "A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que a aeronave que faria o voo 4101, que faz a rota entre Aracaju e Maceió teve sua decolagem abortada por sua tripulação após receber indicação de potencial conflito de tráfego devido à indicação da presença de outra aeronave em sua trajetória. Após o ocorrido, a aeronave retornou ao terminal, onde foi posteriormente inspecionada pelos técnicos de manutenção e liberada para o voo com atraso de uma hora. A companhia lamenta eventuais transtornos aos seus clientes e ressalta que tal ação foi uma manobra de caráter preventivo, executada sem colocar em risco a segurança dos ocupantes e sem causar danos à aeronave."

fonte/foto/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog