DEPOIS DE FORTE CHUVA EM MANAUS, AERPORTO EDUARDO GOMES SOFRE ALAGAMENTOS



Chuva alaga aeroporto Eduardo Gomes
Chuva alaga aeroporto Eduardo Gomes (Divulgação)
 
Parte do forro do saguão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus, desabou após a forte chuva que caiu sobre a capital na manhã desta segunda-feira (19), alagando alguns setores de embarque e desembarque de passageiros. Com o projeto orçado em R$ 352 milhões, o aeroporto passa por reformas e será a principal entrada de turistas durante a Copa do Mundo.

As obras do aeroporto foram inspecionadas em abril deste ano e o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) detectou falhas e vícios de construção que atingiam, entre outras áreas,  justamente a parte do forro saguão de embarque e desembarque de passageiros do aeroporto. Na época, o MPF enviou um relatório a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que listava uma série de problemas encontrados na inspeção técnica como: alagamentos espalhados por toda a extensão do estacionamento exterior e superior; infiltrações no estacionamento coberto e falhas no isolamento dos dutos de ar-condicionado. 

O problema de hoje pode ter sido causado pelo sistema de captação e drenagem das águas pluviais, embora a Infraero não confirme essa informação. Apesar de ter admitido em nota oficial as falhas nas obras, a empresa não havia comprovado o cumprimento total nas adequações do cronograma apresentado.


A empresa informou que as áreas do aeroporto atingidas pela forte chuva de hoje já foram isoladas. As equipes de manutenção e limpeza da Infraero já estão trabalhando a liberação desses espaços. Além disso, a Infraero já teria acionado o consórcio responsável pelas obras de ampliação do terminal de passageiros para avaliar os reparos necessários. 

A Infraero também afirmou que as obras estão em fase final de conclusão e que partes do estacionamento do nível de desembarque, com capacidade para 400 vagas, já foram entregues. Após o término da reforma, a demanda de passageiros passará de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros ao ano.

'Aeroportos estão prontos', diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff inaugura nesta terça-feira (20) o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo. Aproveitando o momento a presidente afirmou no programa de rádio “Café com a Presidente” que os aeroportos brasileiros estavam prontos para receber os turistas que virão assistir ao mundial da FIFA. “Garanto que nossos aeroportos estão prontos para a Copa Do Mundo. Vamos receber todos muito bem”, completou a presidente.

Mesmo com as declarações otimistas de Dilma, o governo reconheceu que as obras de 4 aeroportos de cidades-sede não ficarão prontas antes da Copa. Os terminais do Rio (Galeão), de Fortaleza, Belo Horizonte (Confins) e Cuiabá só ficaram prontas após o mundial. A presidente informou ainda que as obras do Galeão e de Confins irão demorar um pouco mais por se tratar de ampliações que atenderam não só a demanda durante a copa, mas as posteriores também. 

“Tanto o aeroporto de Confins como o do Galeão vão ter outras obras de ampliação, mas elas não são para a Copa, serão obras permanentes para atender ao aumento de passageiros que ocorre em todo o Brasil”, explicou Dilma.

fonte/foto/ACritica.Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog