FOKKER DR1 - PRIMEIRO VOO - FIRST FLIGHT
Obra de Arte....
Primeiro voo do Foker DR1 em Leme, São Paulo.
Doze anos de trabalho do construtor e proprietário José Dante Zanaga Neto, para colocar no ar a réplica com motor original. Marcos Fernandes foi o "pioneiro" a voar a histórica aeronave.
História...
Fokker Dr.I
O
Fokker Dr.I Dreidecker foi um avião militar da Primeira Guerra Mundial
projetado por Reinhold Platz e construído pela Fokker-Flugzeugwerke. O
modelo ganhou notoriedade quando foi pilotado pelo "Barão Vermelho"
Manfred von Richthofen.
Comprimento - 5,77 m
Envergadura -7,19
Autonomia de voo - 300 km
Velocidade máxima - 185 km/h
Peso - 406 kg
Voo inaugural- julho de 1917
Tipo de motor -motor giratório
Em Abril de 1917, A Royal Naval Air Service (RNAS) introduziu o Sopwith Triplane. O Sopwith depressa provou ser superior ao Albatroz e ao Halberstadt Scouts usado pelos Serviços aéreos alemães.
Nenhum dos 11 fabricantes de aviões alemães (Albatros, Pfalz, AEG,
DFW, Schütte-Lanz e Euler), respondeu com protótipos de triplanos.
Os trabalhos de Fokker responderam às necessidades com o V.3, um
triplano equipado com um pequeno motor-rotativo, fuselagem em aço e asas
muito grossas. Testes iniciais revelaram deficiências no V.3,
particularmente no controle das forças.
Fokker produziu o V.4, um protótipo melhorado, o substituto do V.3. O
V.4 provou ser superior aos protótipos do triplano construídos por
outros fabricantes. Depois de um teste, Idflieg emitiu uma ordem para a
produção imediata dos aviões.
Alguns especialistas consideram o Dr.1 um quadriplano, pois a sessão
do aerofólio presente entre as rodas do avião, por possuir um perfil
assimétrico, também gera sustentação ao avião.
Foram pré-produzidos dois triplanos, designados por F.I. Estes
aviões, da série 102/17 e 103/17, foram os únicos a receber o nome de
F.I. Chegaram a Markebeeke, Bélgica no dia 28 de Agosto de 1917.
Richthofen, voou no 102/17, pela primeira vez a 1 de Setembro de 1917 e
abateu dois aviões inimigos nos dois dias seguintes. Disse a Kogenluft
(Kommandierenden der General Luftstreitkräfte) que o F.I era muito
satisfatório.
Na primeira vez que o triplano esteve em combate durou pouco tempo.
Kurt Wolff, Staffelführer da Jasta 11, foi atingido no 102/17 a 15 de
Setembro e Werner Voss, Staffelführer da Jasta 10, foi morto no 103/17 a
23 de Setembro. A produção das máquinas, designadas por Dr.I, começaram
em Outubro. Estes aviões eram idênticos ao F.I. Todos os aviões foram
entregues a esquadrões como o Richthofen's Jagdgeschwader 1. O Dr.I
ofereceu uma melhor maneabilidade. Os lemes e os controladores de
elevação eram simplesmente poderosos e conseguia virar a uma velocidade
surpreendente. Vizefeldwebel Franz Hemer da Jasta 6 disse, "O triplano
foi o meu avião de combate preferido porque tinha todas as qualidades de
voo que um avião pode ter."
fonte/Wikipédia
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