ATUALIZADO -ÍNDIOS KAIAPÓ MORREM EM QUEDA DE AVIÃO NO INTERIOR DO PARÁ




 Divulgado os nomes do piloto e co-piloto e indígenas envolvidos com acidente aéreo em Novo Progresso 

O chefe do pólo da Casai, o indígena Bepy, informou que os tripulantes do avião que  caiu com indígenas da aldeia Kaiapó já foram resgatados.

Segundo o indígena o avião caiu momentos após a decolagem, e não explodiu mas foi totalmente destruido pela queda.A aeronave teria saído da aldeia Pukanu com destino a Novo Progresso, depois da decolagem, o avião caiu com todo mundo. “Não houve sobreviventes”, disse.

Entre as vítimas, estavam três índios Kaiapó - Nhak-Meti Kayapó, 33 anos, o marido Takaboi Kayapó e a filha de seis anos Ire-ê Kayapó -, o piloto Thiago Henrique Brandão Vieira, 28 anos, e o co-piloto José Fernandes Carneiro, 54 anos.

O Piloto Thiago Henrique Brandão  e de Belo Horizonte (MG), e o Co-Piloto: Jose Fernandes Carneiro de Brasília serão transladados para suas cidades e os indígenas para aldeia Pukanu e KBK.

Segundo o cacique Bey , os indígenas que resgataram os corpos dos indígenas envolvidos com o acidente, já o piloto e co - piloto foi o exercito devido os corpos estarem preso na aeronave, disse.

fonte/foto/Jornal Folha do Progresso /Bep-y Kaiapo





Três índios Kaiapó que estavam em um avião bimotor (Islander, prefixo PT-WMY) da empresa Heringer Táxi Aéreo morreram durante a queda da aeronave nesta quarta-feira (4), na Comunidade de Cachimbo, próximo ao município de Novo Progresso, sudoeste do Pará. Segundo a Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Novo Progresso, o piloto e o co-piloto também morreram.

O chefe do pólo da Casai, o indígena Bepy, informou que o avião caiu momentos após a decolagem. A aeronave teria saído de Itaituba com destino a Novo Progresso, de onde seguiria par a aldeia Pukanu. "Eles [os índios] fizeram um atendimento de saúde e estavam retornando para a aldeia. Depois da decolagem, o avião caiu com todo mundo. Não houve sobreviventes", diz.

Avião bimotor seguia em direção a Aldeia Pukanu (Foto: Reprodução/TV Liberal)Avião bimotor seguia em direção a Aldeia Pukanu (Foto: Reprodução/TV Liberal)

Segundo a Aeronáutica, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoa a área do acidente em busca do avião que caiu e dos corpos das vítimas.

De acordo com a Casai, os corpos do piloto e co-piloto, assim que localizados, devem ser enviados para Brasília e Belo Horizonte. Já os indígenas devem ser levados para as aldeias Pukanu e KBK.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave envolvida no acidente estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.

fonte/G1/PA

Dados da Aeronave/Via RAB

MATRÍCULA: PTWMY
Proprietário:
HERINGER TAXI AEREO LTDA
CPF/CGC:
06933485000152
Operador:
HERINGER TAXI AEREO LTDA
CPF/CGC:
06933485000152
Fabricante:
BRITTEN-NORMAN
Modelo:
BN-2A-3
Número de Série:
314
Tipo ICAO :
BN2P
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MLTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
Peso Máximo de Decolagem:
2858 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
008


Categoria de Registro:
PRIVADA SERV.TRANSP.AEREO PUBLICO NAO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM - CA):
7262
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
280113


Data de Validade do CA:
20/08/19
Data de Validade da IAM:
200814
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 04/12/2013 20:40:18

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas