Pular para o conteúdo principal

27 AERONAVES DE CARGAS MAIS IMPRESSIONANTES JÁ FEITAS PELO HOMEM

27 das aeronaves de carga mais impressionantes já feitas pelo homem

The Super Guppy
Eles são a eminência parda da aviação. Eles estão fazendo o que devem fazer sem barulho. Quase não percebemos a existência deles quando voamos de A para B. No entanto, aeronaves de carga podem ser tão interessantes e especiais quanto aviões de combate ou passageiros. E agora vamos provar isso.
Comparamos as seguintes maravilhas das aeronaves de transporte seguindo essa estrutura: Nome – País de origem – Uso primário – Primeiro Voo – Peso quando vazio – Carga útil – Especialidade/Curiosidade.

USS Macon (ZRS-5) – Estados Unidos – dirigível rígido, porta-aviões voador (lançava caças biplanos da sua armação externa) – 1933 – motores de combustão interna 8 x 420 kW (560hp) – 108.000 kg – 72.000 kg – O USS Macon e o USS Akron (ZRS-4) estavam entre os maiores objetos voadores já construídos.

original
Foto: U.S. Naval Historical Center

Martin JRM Mars – Estados Unidos – hidroavião transportador de carga – 1942 – motores radiais Wright R-3350-24WA Duplex Cyclone 18 cilindros – 34.279 kg – 15.000 kg – Considerado o maior barco voador dos Aliados, e apenas sete deles foram construídos.

original (1)
Foto: Naval Air Station Jacksonville/Wikimedia Commons

Messerschmitt Me 323 Gigant – Alemanha – transporte militar pesado – 1942 – 6 motores radiais de duas colunas resfriados a ar 14N-48/49 – 27.330 kg – 12.000 kg – Foi a maior aeronave de transporte terrestre na Segunda Guerra Mundial.

original (2)
Foto: San Diego Air & Space Museum

Hughes H-4 Hercules – Estados Unidos – transporte de aeronaves pesadas (apenas um protótipo construído) – 1947 – 8 motores radiais Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major – peso carregado 180.000 kg – O maior barco voador já feito e tem a maior envergadura de asa da história.

original (3)
Foto: San Diego Air & Space Museum

Mil Mi-6 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1957 – 2 motores turboshaft Soloviev D-25V – 27.240 kg – 12.000 kg – Ele era o maior e mais rápido helicóptero do mundo quando foi apresentado.

original (4)
Imagens via: Repülés, 1966. július / Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975

Antonov An-12 – União Soviética – aeronave de transporte civil e militar – 1957 – 4 turbo-hélice Progress AI20L ou AI20M – 28.000 kg – 20.000 kg – Mais de 900 foram construídos, tanto em versões militar quanto civil.

original (5)
Foto: Björn Strey

Canadair CL-44 – Canadá – aeronave de carga – 1959 – 4 turbo-hélice Rolls-Royce Tyne 515/50 – 40.348 kg – 29.959 kg – Design de fuselagem inovador.

original (6)
Imagem: Repülés, 1964. február

Armstrong Whitworth AW.660 Argosy – Reino Unido – aeronave de carga e transporte militar – 1959 – 4 turbo-hélice Rolls-Royce Dart RDa.8 Mk 101 – 25.401 kg – 13.150 kg – Sua estrutura incomum rendeu a ele o apelido “O carrinho de mão assobiador”

original (7)
Imagem: Flieger-Jahrbuch, 1965. Transpress Veb Verlag Für Verkehrswesen Berlin, 1964.

Mil Mi-10 – União Soviética – transporte militar pesado – 1960 – 2 turboshaft Soloviev D-25V – 27.100 kg – 3.000 kg internamente ou até 15.000 kg em uma plataforma – Um helicóptero de transporte com configuração de um guindaste voador.

original (8)
Fonte: Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975

Aero Spacelines B-377PG – Estados Unidos- transporte de carga – 1963 – 4 motores radiais Pratt & Whitney R-4360-59  - 41.275 kg – 22.670 kg – Esta aeronave foi construída para transportar cargas enormes do programa Apollo da NASA, principalmente pedaços dos foguetes Saturn 5.

Guppy
Foto: NASA

Sikorsky CH-54 Tarhe – Estados Unidos- helicóptero de carga – 1962 – 2 motores turboshaft Pratt & Whitney T73-P-700 – 8.980 kg – 9.072 kg – Um guindaste aéreo muito bem sucedido usado na Guerra do Vietnã.

original (10)
Foto: U.S. Defense Imagery/Wikimedia Commons

Antonov An-22- União Soviética – aeronave de transporte militar – 1965 – 4 motores turbo-hélice Kuznetsov NK-12MA – 114,000 kg – 80,000 kg – O maior avião turbo-hélice do mundo.

original (12)

Bônus: carregando um ônibus

original (11)
Imagens: Repülés, 1965. augusztus

Mil V-12 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1968 – 4 motores turboshaft Soloviev D-25VF – 69,100 kg – 40,000 kg – O maior helicóptero da história, e apenas dois protótipos foram construídos.

original (13)
Fonte da imagem: Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975

Lockheed C-5 Galaxy – Estados Unidos – transportador estratégico das Forças Aéreas – 1968 – 4 turbofan General Electric TF39-GE-1C – 172,370 kg – 122,470 kg – Uma das maiores aeronaves do mundo para transportar veículos e equipamentos.

original (14)
Foto: Senior Airman Perry Aston/U.S. Air Force

Ilyushin Il-76 – União Soviética- uso militar estratégico – 1971 – 4 turbofans Aviadvigatel PS-90-76 – 92,500 kg – 60,000 kg – Foi modificado para abastecer outras aeronaves no ar, para lançar bombas na água e simular treinamento sem peso para cosmonautas.

Russia Victory Day
Foto: Alexander Zemlianichenko/AP

A-90 Orlyonok – União soviética – ecranoplano – 1972 – 2 turbofans Kuznetsov NK-8-4K, 1 turbo-hélice Kuznetsov NK-12MK – N/D – 28,000 kg – Ele usa o efeito solo para voar alguns metros acima da superfície. É um ecranoplano class B que pode atingir altitudes de 3.000.

RUSSIA NAVY
Foto: Ivan Sekretarev/AP

Mil Mi-26 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1977 – 2 × turboshafts Lotarev D-136– 28,200 kg – 24,000 kg – O helicóptero de produção maior e mais potente do mundo.

Russia  Chechnya Breakaway  1994   Russian Troops  POW
Foto: AP//Dmitry Lovetsky/AP

Transportador de ônibus espacial Boeing 747-100 – Estados Unidos – dois aviões modificados usados pela NASA para transportar Ônibus Espaciais – 1977 – 4 turbofans P&W JT9D-7J – 144,200 kg – 68,585 kg – Davam carona às naves espaciais.

original (18)
Photo: cartão postal alemão, 1983.

Myasishchev VM-T Atlant – União Soviética – transporte estratégico – 1981 – 4 turbojatos RKBM/Koliesov VD-7MD  – 75,740 kg – 50,000 kg. Ele foi projetado para carregar foguetes do programa espacial soviético.

original (19)
Foto: buran.ru

Antonov An-124 Ruslan – União Soviética – transporte estratégico – 1982 – 4 turbofans Ivchenko Progress D-18T  – 175,000 kg – 150,000 kg – A maior aeronave militar do mundo.

Bombardier Production Line
Foto: Bombardier Transportation/Getty Images

Antonov An-225 Mriya – União Soviética – transporte estratégico de carga – 1988 – 6 turbofans ZMKB Progress D-18 – 285,000 kg – 253,820 kg – O maior e mais pesado do mundo, carregou a nave espacial Buran do programa espacial soviético.

MRIA CARRIES SOVIET BURAN
Foto: Michel Lipchitz/AP

Boeing C-17 Globemaster III – Estados Unidos – uso estratégico e tático – 1991 – 4 turbofans Pratt & Whitney F117-PW-100 – 128,100 kg – 77,519 kg – Ele é usado para transportar a limusine presidencial.

original (22)
Foto: Staff Sgt. Jonathan Snyder/U.S. Air Force

Antonov An-70 – Ucrânia – transporte de aeronaves de médio alcance – 1994 – 4 propfans Progress D-27 – 66,230 kg – 47,000 kg – A primeira aeronave grande a usar motor propfan.

UKRAINE AN-70
Foto: Efrem Lukatsky/AP

Airbus Beluga – França (com Alemanha, Reino Unido e Espanha – avião de transporte de mercadorias de grandes dimensões – 1994 – 2 turbofans GE CF6-80C2A8 – 86,000 kg – 47,000 kg – É basicamente um Airbus A300-600 modificado para carregar partes de aviões e outras cargas de grandes dimensões.

Wings Are Loaded Into Beluga Aircraft Ahead Of Tanker Aircraft Assembly
Foto: Christopher Furlong/Getty Images

Boeing 747 Large Cargo Freighter (LCF) ou Dreamlifter – Estados Unidos – aeronave de carga – 2006 – 4 turbofans Pratt & Whitney 4062747 – 180,530 kg – N/D – Usado exclusivamente para transportar peças para fábricas da Boeing ao redor do mundo.

Dreamlifter 747 Cargo Plane Lands At Wrong Airport
Foto: Brett Deering/Getty Images

Boeing 747-8F – Estados Unidos – avião cargueiro – 2010 – 4 turbofans GEnx-2B67 – 195,800 kg – 140,000 kg – O segundo maior jato de carga após o Mrya.
original (26)
Foto: Boeing Dreamscape/Wikimedia Commons


fonte/foto/Gizmodo
Imagem de destaque: o Super Guppy, da NASA. Esta aeronave carrega objetos superdimensionados e está em ação desde agosto de 1965. Tech. Sgt. Christine Jones/U.S. Air Force

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA