27 AERONAVES DE CARGAS MAIS IMPRESSIONANTES JÁ FEITAS PELO HOMEM
27 das aeronaves de carga mais impressionantes já feitas pelo homem
Comparamos as seguintes maravilhas das aeronaves de transporte seguindo essa estrutura: Nome – País de origem – Uso primário – Primeiro Voo – Peso quando vazio – Carga útil – Especialidade/Curiosidade.
USS Macon (ZRS-5) – Estados Unidos – dirigível rígido, porta-aviões voador (lançava caças biplanos da sua armação externa) – 1933 – motores de combustão interna 8 x 420 kW (560hp) – 108.000 kg – 72.000 kg – O USS Macon e o USS Akron (ZRS-4) estavam entre os maiores objetos voadores já construídos.
Foto: U.S. Naval Historical Center
Martin JRM Mars – Estados Unidos – hidroavião transportador de carga – 1942 – motores radiais Wright R-3350-24WA Duplex Cyclone 18 cilindros – 34.279 kg – 15.000 kg – Considerado o maior barco voador dos Aliados, e apenas sete deles foram construídos.
Foto: Naval Air Station Jacksonville/Wikimedia Commons
Messerschmitt Me 323 Gigant – Alemanha – transporte militar pesado – 1942 – 6 motores radiais de duas colunas resfriados a ar 14N-48/49 – 27.330 kg – 12.000 kg – Foi a maior aeronave de transporte terrestre na Segunda Guerra Mundial.
Foto: San Diego Air & Space Museum
Hughes H-4 Hercules – Estados Unidos – transporte de aeronaves pesadas (apenas um protótipo construído) – 1947 – 8 motores radiais Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major – peso carregado 180.000 kg – O maior barco voador já feito e tem a maior envergadura de asa da história.
Foto: San Diego Air & Space Museum
Mil Mi-6 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1957 – 2 motores turboshaft Soloviev D-25V – 27.240 kg – 12.000 kg – Ele era o maior e mais rápido helicóptero do mundo quando foi apresentado.
Imagens via: Repülés, 1966. július / Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975
Antonov An-12 – União Soviética – aeronave de transporte civil e militar – 1957 – 4 turbo-hélice Progress AI20L ou AI20M – 28.000 kg – 20.000 kg – Mais de 900 foram construídos, tanto em versões militar quanto civil.
Foto: Björn Strey
Canadair CL-44 – Canadá – aeronave de carga – 1959 – 4 turbo-hélice Rolls-Royce Tyne 515/50 – 40.348 kg – 29.959 kg – Design de fuselagem inovador.
Imagem: Repülés, 1964. február
Armstrong Whitworth AW.660 Argosy – Reino Unido – aeronave de carga e transporte militar – 1959 – 4 turbo-hélice Rolls-Royce Dart RDa.8 Mk 101 – 25.401 kg – 13.150 kg – Sua estrutura incomum rendeu a ele o apelido “O carrinho de mão assobiador”
Imagem: Flieger-Jahrbuch, 1965. Transpress Veb Verlag Für Verkehrswesen Berlin, 1964.
Mil Mi-10 – União Soviética – transporte militar pesado – 1960 – 2 turboshaft Soloviev D-25V – 27.100 kg – 3.000 kg internamente ou até 15.000 kg em uma plataforma – Um helicóptero de transporte com configuração de um guindaste voador.
Fonte: Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975
Aero Spacelines B-377PG – Estados Unidos- transporte de carga – 1963 – 4 motores radiais Pratt & Whitney R-4360-59 - 41.275 kg – 22.670 kg – Esta aeronave foi construída para transportar cargas enormes do programa Apollo da NASA, principalmente pedaços dos foguetes Saturn 5.
Foto: NASA
Sikorsky CH-54 Tarhe – Estados Unidos- helicóptero de carga – 1962 – 2 motores turboshaft Pratt & Whitney T73-P-700 – 8.980 kg – 9.072 kg – Um guindaste aéreo muito bem sucedido usado na Guerra do Vietnã.
Foto: U.S. Defense Imagery/Wikimedia Commons
Antonov An-22- União Soviética – aeronave de transporte militar – 1965 – 4 motores turbo-hélice Kuznetsov NK-12MA – 114,000 kg – 80,000 kg – O maior avião turbo-hélice do mundo.
Bônus: carregando um ônibus
Imagens: Repülés, 1965. augusztus
Mil V-12 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1968 – 4 motores turboshaft Soloviev D-25VF – 69,100 kg – 40,000 kg – O maior helicóptero da história, e apenas dois protótipos foram construídos.
Fonte da imagem: Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975
Lockheed C-5 Galaxy – Estados Unidos – transportador estratégico das Forças Aéreas – 1968 – 4 turbofan General Electric TF39-GE-1C – 172,370 kg – 122,470 kg – Uma das maiores aeronaves do mundo para transportar veículos e equipamentos.
Foto: Senior Airman Perry Aston/U.S. Air Force
Ilyushin Il-76 – União Soviética- uso militar estratégico – 1971 – 4 turbofans Aviadvigatel PS-90-76 – 92,500 kg – 60,000 kg – Foi modificado para abastecer outras aeronaves no ar, para lançar bombas na água e simular treinamento sem peso para cosmonautas.
Foto: Alexander Zemlianichenko/AP
A-90 Orlyonok – União soviética – ecranoplano – 1972 – 2 turbofans Kuznetsov NK-8-4K, 1 turbo-hélice Kuznetsov NK-12MK – N/D – 28,000 kg – Ele usa o efeito solo para voar alguns metros acima da superfície. É um ecranoplano class B que pode atingir altitudes de 3.000.
Foto: Ivan Sekretarev/AP
Mil Mi-26 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1977 – 2 × turboshafts Lotarev D-136– 28,200 kg – 24,000 kg – O helicóptero de produção maior e mais potente do mundo.
Foto: AP//Dmitry Lovetsky/AP
Transportador de ônibus espacial Boeing 747-100 – Estados Unidos – dois aviões modificados usados pela NASA para transportar Ônibus Espaciais – 1977 – 4 turbofans P&W JT9D-7J – 144,200 kg – 68,585 kg – Davam carona às naves espaciais.
Photo: cartão postal alemão, 1983.
Myasishchev VM-T Atlant – União Soviética – transporte estratégico – 1981 – 4 turbojatos RKBM/Koliesov VD-7MD – 75,740 kg – 50,000 kg. Ele foi projetado para carregar foguetes do programa espacial soviético.
Foto: buran.ru
Antonov An-124 Ruslan – União Soviética – transporte estratégico – 1982 – 4 turbofans Ivchenko Progress D-18T – 175,000 kg – 150,000 kg – A maior aeronave militar do mundo.
Foto: Bombardier Transportation/Getty Images
Antonov An-225 Mriya – União Soviética – transporte estratégico de carga – 1988 – 6 turbofans ZMKB Progress D-18 – 285,000 kg – 253,820 kg – O maior e mais pesado do mundo, carregou a nave espacial Buran do programa espacial soviético.
Foto: Michel Lipchitz/AP
Boeing C-17 Globemaster III – Estados Unidos – uso estratégico e tático – 1991 – 4 turbofans Pratt & Whitney F117-PW-100 – 128,100 kg – 77,519 kg – Ele é usado para transportar a limusine presidencial.
Foto: Staff Sgt. Jonathan Snyder/U.S. Air Force
Antonov An-70 – Ucrânia – transporte de aeronaves de médio alcance – 1994 – 4 propfans Progress D-27 – 66,230 kg – 47,000 kg – A primeira aeronave grande a usar motor propfan.
Foto: Efrem Lukatsky/AP
Airbus Beluga – França (com Alemanha, Reino Unido e Espanha – avião de transporte de mercadorias de grandes dimensões – 1994 – 2 turbofans GE CF6-80C2A8 – 86,000 kg – 47,000 kg – É basicamente um Airbus A300-600 modificado para carregar partes de aviões e outras cargas de grandes dimensões.
Foto: Christopher Furlong/Getty Images
Boeing 747 Large Cargo Freighter (LCF) ou Dreamlifter – Estados Unidos – aeronave de carga – 2006 – 4 turbofans Pratt & Whitney 4062747 – 180,530 kg – N/D – Usado exclusivamente para transportar peças para fábricas da Boeing ao redor do mundo.
Foto: Brett Deering/Getty Images
Boeing 747-8F – Estados Unidos – avião cargueiro – 2010 – 4 turbofans GEnx-2B67 – 195,800 kg – 140,000 kg – O segundo maior jato de carga após o Mrya.
Foto: Boeing Dreamscape/Wikimedia Commons
fonte/foto/Gizmodo
Imagem de destaque: o Super Guppy, da NASA. Esta aeronave carrega objetos superdimensionados e está em ação desde agosto de 1965. Tech. Sgt. Christine Jones/U.S. Air Force
Comentários