SINDICATO COBRA TAM POR DEMISSÃO DE TRIPULANTES
SÃO PAULO - Os rumores de que a companhia aérea TAM
planeja uma demissão em massa de pilotos e comissários levaram o
Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), entidade que representa a
categoria, a cobrar explicações da empresa. O SNA se reunirá com a
diretoria de recursos humanos da TAM na manhã da terça-feira, 30, em São
Paulo. Segundo o sindicato, 290 tripulantes foram demitidos pela
empresa ao longo do ano.
A TAM tem sinalizado que terá de reduzir o quadro de tripulantes em
função de uma readequação da malha. Amanhã queremos uma posição oficial
da empresa. Queremos saber se vai demitir ou não, quantas pessoas e em
que condições?, disse o presidente do sindicato, Marcelo Ceriotti.
Circulam no mercado informações de que a companhia prepara um plano de
demissão e novos cortes de oferta de voos, em função da deterioração do
cenário econômico provocada pela alta do dólar e queda na demanda por
passagens, disseram cinco fontes do setor.
O clima de tensão na empresa se agravou no domingo, 28, quando a TAM
divulgou a escala dos tripulantes para o mês de agosto. Alguns pilotos
contratados mais recentemente ficaram de sobreaviso, sem detalhes sobre
sua escala de voos, disse uma pessoa ligada à empresa. O temor se
justifica porque a convenção coletiva da categoria determina que os
pilotos em processo de admissão ou recém-contratados são os segundos na
lista de cortes em caso de redução de quadro. À frente deles estão
apenas os funcionários que quiserem deixar a empresa voluntariamente.
Desde o dia 1º de junho, o sindicato convocou cinco reuniões com a
diretoria de recursos humanos da TAM para tratar de demissões. Segundo
Ceriotti, a empresa cortou 290 pilotos e comissários neste ano. A
empresa tem dito que eles não se enquadravam na função e a rotatividade é
normal. Mas achamos que é o início de um plano de redução de quadro.
Eles não recontrataram?, disse o presidente do sindicato. Agora existe
um rumor forte de nova demissão em massa. Queremos uma posição oficial
da TAM sobre isso." Procurada pela reportagem, a TAM não comentou a
questão.
Crise
As líderes do setor aéreo brasileiro adotaram desde o ano passado uma
postura conservadora, que prevê corte de voos não rentáveis, revisão de
planos de expansão de frota e enxugamento da equipe, após anos de
crescimento acelerado. A estratégia pretende reverter os prejuízos
bilionários acumulados diante de uma demanda mais fraca e custos mais
altos, especialmente do combustível.
As empresas tiveram que reduzir sua oferta para melhorar a
rentabilidade. A proposta é voar com o avião lotado e conseguir elevar
os preços, disse o consultor em aviação, Nelson Riet. ?Se tem menos
voos, sobra piloto e comissário. Gol e TAM chegaram ao fim do ano
passado com um volume de passagens à venda para voos domésticos 9,52% e
3,7% inferior à oferta em dezembro de 2011, respectivamente, segundo
dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os cortes continuaram na TAM no primeiro semestre - em junho, a
oferta caiu 10,73% ante o mesmo mês de 2012, acima da projeção da
empresa para o ano. Em relatório a investidores em maio, a Latam
Airlines, empresa criada após a fusão da TAM com a chilena LAN, projeta
uma redução entre 5% e 7% na capacidade da TAM no mercado doméstico. A
concorrente Gol anunciou no fim de junho que eliminará 200 voos a partir
de agosto. A empresa disse, no entanto, que o corte não implicará
demissões. (Colaborou Filipe Serrano). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
fonte/Estadao
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