ACIDENTE COM AVIÃO NO AEROPORTO DE SAN FRANCISCO, EUA









Ao menos duas pessoas morreram após um avião do tipo Boeing 777 sofrer um acidente enquanto pousava no Aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos, informou a chefe dos bombeiros na cidade, Joanne Hayes-White, em entrevista coletiva neste sábado (6).

"Até o momento há duas fatalidades associadas com esse incidente", disse ela, por volta das 20h20 (hora de Brasília), em entrevista veiculada por emissoras americanas de TV.

O avião era operado pela empresa Asiana Airlines e trazia 291 passageiros e 16 tripulantes, totalizando 307 pessoas, de acordo com a rede de TV "CNN". O voo partiu de Seul, capital da Coreia do Sul, e chegou ao aeroporto neste sábado.

O agente especial do FBI Dave Johnson afirmou aos jornalistas que não há sinais de que o acidente seja um ato terrorista.

Resgate
De acordo com a chefe dos bombeiros de San Francisco, o acidente ocorreu às 11h27 (hora local). Quando o resgate chegou, muitas pessoas já estavam saindo da aeronave para ficar em segurança, disse ela.
Um vídeo publicado no YouTube mostra a fumaça causada pelo incêndio no avião . Imagens exibidas pela "CNN" mostram que a aeronave perdeu um pedaço da cauda e partes da fuselagem superior foram incendiadas e destruídas. A emissora diz que o avião rodou após tocar a pista do aeroporto, enquanto pegava fogo.

De acordo com a chefe dos bombeiros de San Francisco, 48 das 307 pessoas a bordo do avião foram levadas diretamente para hospitais. Houve 190 pessoas que conseguiram sair do avião pelos escorregadores de emergência, das quais 82 também foram encaminhadas para receber atenção médica. Os demais 108 passageiros e tripulantes que não tiveram que receber cuidados médicos seguem no aeroporto, disse Joanne Hayes-White, Há, ainda, cerca de 60 pessoas entre as que estavam no avião que não foram "contabilizadas". Ela enfatizou que os números são "fluidos".

A Asiana Airlines afirmou, em um comunicado divulgado na internet, que está "investigando a causa específica do incidente, assim como os danos causados para os passageiros".

Segundo a empresa, 141 passageiros e tripulantes no avião eram chineses, 77 eram coreanos, 61 eram americanos e um era japonês. Os demais não foram identificados na nota da empresa.

Aeroporto fechado
O aeroporto foi fechado logo depois do acidente, informou a Administração Federal de Administração (FAA, na sigla em inglês). Mais tarde, duas pistas foram reabertas.
O aeroporto está a cerca de 20 quilômetros da área urbana de San Francisco. Aviões que deveriam aterrissar no local estão sendo enviados para aeroportos em Oakland, Sacramento e outras localidades, afirma a "CNN".
O voo que sofreu o acidente, de número 214, vinha de Seul e era uma viagem direta, ainda de acordo com a emissora. O pouso deveria ocorrer às 11h30 (15h30, no horário de Brasília), mas quando a aeronave estava para tocar o solo aconteceu o problema.
O avião levava 307 pessoas no total, sendo 291 passageiros e 16 tripulantes, afirma a "CNN". As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. A Asiana Airlines é uma das maiores de companhias aviação da Coreia do Sul ao lado da Korean Air, ressalta a emissora.

fonte/G1/foto/AgInternacionais/Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog