Pular para o conteúdo principal

EMBRAER CONFIRMA INTERESSE NA COMPRA DA MANUTENÇÃO DA TAP (VEM)

A Embraer confirma que está interessada em comprar a operação de manutenção da TAP no Brasil. A notícia de que a fabricante brasileira estava interessada em adquirir a TAP Manutenção e Engenharia foi avançada hoje pelo Público e confirmada pelo Dinheiro Vivo junto do presidente executivo da companhia, Paulo Souza e Silva, à margem da assembleia geral da IATA, na Cidade do Cabo, África do Sul.
Questionado sobre o interesse na subsidiária da TAP, o CEO respondeu afirmativamente: “Sim temos interesse.” Dizendo-se satisfeito com as duas fábricas que a empresa construiu em Évora, onde a Embraer investiu 117 milhões e que fabricam peças para aviões militares, Paulo Souza e Silva vê o negócio como uma oportunidade. E mais não adiantou.

A operação de manutenção e engenharia da TAP tem sido a principal responsável pelos prejuízos do grupo, que somaram -42,2 milhões de euros no ano passado, apesar do número recorde de passageiros transportados (ultrapassou pela primeira vez os 10 milhões) e de o negócio da aviação até ter dado lucros. A VEM (comprada à Varig em 2005), porém, sempre deu prejuízos, apesar de ter vindo a atenuar essa tendência, com resultados negativos de 50,2 milhões de euros no ano passado (62,7 milhões em 2011).

Vender a operação de manutenção no Brasil poderia ter como contrapartida, para a Embraer, um reforço do investimento em Portugal. Por outro lado, para o governo português seria uma solução bem vinda, uma vez que terá sido este lado do negócio a desencorajar grupos como o IAG (British+Iberia) a avançar com uma proposta de compra da TAP na primeira tentativa de privatização.

O Governo garante que ainda está a estudar as alternativas possíveis para relançar a privatização e que vai esperar pelo mercado, para que haja mais candidatos, mas separar ativos é uma possibilidade que ganha cada vez mais força. Segundo o Expresso, aliás, o Estado português já terá mesmo estabelecido um prazo até ao final deste mês para a entrega de propostas não vinculativas para a compra da Manutenção e Engenharia. E garante que já teve manifestações de intenções de pelo menos seis companhias para comprar a VEM. Ate agora, a Embraer é a candidata mais provável.

fonte/DinheiroVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA