FOTOS PROIBIDAS A BORDO DE AVIÕES VÃO PARAR NA INTERNET
Um movimento ganha corpo entre os passageiros frequentes de avião: o das
fotos "proibidas", tiradas com o telefone celular durante o pouso e a
decolagem -em que usar o aparelho não é permitido.
Essas imagens passaram a pulular no Instagram (rede social de fotos),
seja na página dos próprios passageiros ou até na de empresas aéreas.
As companhias incentivam que os usuários enviem fotos via Instagram; a
TAM divulga a hashtag #tamface e a Gol, a #voegol, por exemplo.
Reprodução/Instagram | ||||
Passageiros fotografam Pão de Açúcar (à esq.)de avião da Gol, e chegada a Londrina, em voo da TAM |
Mas afirmam que esse incentivo não vale para os momentos "proibidos" e
que instruem comissários a pedir que os passageiros desliguem o celular
quando preciso.
Fiscalizar o uso, porém, é quase impossível: na decolagem e no pouso, os
comissários ficam sentados em seus lugares e com cinto atado.
O entorno dos aeroportos Santos Dumont (Rio) e Congonhas (SP) são os
favoritos; o primeiro pelo Pão de Açúcar e pelas outras montanhas
próximas, rente à baía da Guanabara. O segundo, pela cidade cercada por
prédios.
"As paisagens dos pousos e das decolagens são as mais bonitas", diz
Flávio Magalhães, 21. Em uma das imagens, ele registrou a Urca logo após
a decolagem do Santos Dumont, em voo da Azul.
SELVA DE PEDRA
Carla (nome fictício), 27, diz o mesmo. Recentemente, postou uma imagem
após o avião da TAM em que estava decolar de Congonhas, com nuvens
pesadas e prédios. Batizou de "selva de pedra".
A preferência por decolagem e pouso se explica porque é quando o avião
está mais perto do chão. Na fase de cruzeiro as companhias autorizam
tirar fotos de celular -mas a paisagem, repleta de nuvens, é monótona,
dizem os fotógrafos.
Em sua defesa, os usuários dizem registrar as imagens no modo avião, em que o celular (em tese) não emite sinal.
Os passageiros têm certa razão: dois dirigentes de companhia aérea disseram à Folha que o modo avião não tem influência a bordo. Na prática, trata-se de precaução.
NORMA
O problema é que uma regra da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)
proíbe o uso na aproximação para pouso, no próprio pouso e na decolagem,
e às empresas só cabe cumprir a determinação. Nos EUA, é igual.
A ameaça de interferência nas comunicações da aeronave acontece quando o celular está em modo convencional.
Ainda assim, segundo a Anac, o assunto não é tratado como questão de
segurança: segundo a agência, se um aparelho for ligado e provocar
interferência, o problema pode ser detectado e corrigido durante o voo.
fonte/foto/UOL/Folha/Editoria de Arte/Folhapress | ||
Comentários