segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

24 PISTAS DE POUSO ATERRORIZANTES QUE VÃO ATIÇAR SEU MEDO DE VOAR

24 pistas de pouso aterrorizantes que vão atiçar o seu medo de voar

Por - 22 fev, 2013 - 03:07
Voos podem ser tensos até para viajantes com coração sem nenhum problema. Mas o que você realmente devia temer são os aeroportos: quase 60% dos acidentes aéreos acontecem durante taxiamento, decolagem ou aterrissagem.  Eis um show de pistas de decolagem ao redor do mundo que podem fazer você repensar sua próxima viagem:

Barra Airport, na costa oeste da Escócia. Sim, é uma praia para pouso e decolagem. Pelo menos só funciona para voos durante o dia.

aeroporto01
Foto: calflier001

Água, água: Aeroporto Internacional Chubu Centrair. Água e mais água (Tokoname, Japão)

JAPAN NEW AIRPORT
Foto: Kyodo News/AP

Pousar no Aeroporto de Congonhas, no meio de São Paulo, é um grande desafio para pilotos.

aeroporto03
Foto: Joao Carlos Medau

Outro aeroporto na praia: o de Copalis State, no estado de Washington, nos EUA, tem a pista localizada entre o Rio Copalis e uma barreira de pedras.

aeroporto04
Foto: Alex Derr

A pista do Aeroporto Courchevel fica em uma montanha e tem apenas 545 metros de largura. E se isso não fosse assustador o suficiente, também tem uma queda vertical bem no seu fim.

aeroporto05
Foto: Peter Robinett

O Aeroporto de Gibraltar está localizado entre uma cidade movimentada e uma montanha. Além disso, a sua pista de 1.800 metros cruza a mais movimentada rua da cidade, que precisa ser fechada toda vez que um avião decola ou pousa.

aeroporto06
Foto: kimhollingshead

Este é o Aeroporto Gustaff III, na Ilha de São Bartolomeu, no Caribe. A pista de pouso é curta e começa com uma inclinação e termina em uma praia.

aeroporto07
Foto: John M

O Aeroporto Internacional Kai Tak, em Hong Kong, famoso e odiado pelo seu acesso que fazia o coração parar, encerrou seu reinado de 73 anos de terror em 1998.

KAI TAK AIRPORT
Foto: Vincent Yu/AP

O Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, no Japão. Se aproximar dele é como se o piloto estivesse para pousar na água.

aeroporto09
Foto: mrhayata

Entre montanhas e o Oceano Atlântico, nos penhascos da ilha, está o assustador Aeroporto de Madeira (em Portugal).

aeroporto10
Foto: Thilo Hilberer

Veja a aterrorizante pista de Matekane em Lesotho. São 400 metros e, depois, nada.

aeroporto11
Foto: Tom Claytor

O Aeroporto Narsarsuaq, na Groenlândia. Grandes turbulências e ventos dos fiordes tornam este aeroporto uma tarefa árdua para pilotos. Ele só funciona durante o dia, felizmente.

aeroporto12
Foto: Jim Stewart

O Aeroporto Internacional de Paro, lar da Royal Buthan Airlines, está localizado a uma altitude de 2236m e cercado por montes de mais de 5.000 metros de altura no Himalaya. Pousos noturnos ou com neblina são proibidos.

aeroporto13
Foto: Gelay Jamtsho

A pista de Pegasus White, na Antártica, que fica mais ao sul entre as três que servem a Estação McMurdo. Acredite ou não, aviões decolam e pousam aqui durante o ano inteiro.

aeroporto14
Foto: Tech. Sgt. Shane A. Cuomo/U.S. Air Force

Por causa da pista curta (2.300 metros) no Aeroporto Internacional de São Martinho, naves largas voam por cima da cabeça dos turistas na Praia de Maho. É uma vista espetacular – pelo menos em foto.

aeroporto15
Foto: Takashi

Um bairro altamente populoso, uma pista estreita, vulcões ativos e névoa frequente transformam o Aeroporto de Quito em uma ameaça, mas só por mais um tempo: o principal aeroporto do Equador está sendo substituído por um outro em uma área rural a 20km da cidade.

Ecuador Plane
Foto: Dolores Ochoa/AP

O Aeroporto de Svalbard, na Noruega, perto ao Mar de Barents, foi construído acima de uma camada de gelo permanente em 1975. A repavimentação contínua faz dele um lugar duro para pouso – literalmente e figurativamente.

NORWAY RUSSIA PLANE
Foto: rune Petter Ness/AP

O Aeroporto Tenzing-Hillary, no Nepal, está localizado a 2.860 metros acima do nível do mar, e sua pista tem apenas algumas centenas de metros de comprimento.

aeroporto18
Foto: Alex Smith

O Aeroporto Internacional de Toncontín tem uma pista extremamente curta – e montanhas ao redor – em Honduras.

aeroporto19
Foto: Enrique Galeano Morales

O Aeroporto de Toronto, no Canadá, é outro local difícil de se pousar. E também tem uma praia nudista próxima à pista, que eu tenho certeza que é mais uma distração.

aeroporto20
Foto: John Steadman

O Aeroporto Juancho E. Yrausquin, em Saba. Esta pista caribenha está cercada por grandes montanhas, e termina no mar.

aeroporto21
Foto: Patrick Hawks

Wellington, Nova Zelândia: pista curta, paisagem montanhosa, ventos fortes, e pousos com turbulência.

aeroporto22
Foto: Phillip Capper

Williams Field, Antártica. Duas pistas cobertas de neve limitadas a aeronaves com equipamentos de ski durante o verão. Aviões pousam em 8 metros de neve compacta, no topo de 80 metros de gelo, flutuando em 550 metros de água. Deve ser uma experiência ótima para quem tem sangue frio.

aeroporto23
Foto: U.S. Air Force

Pousar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, dá a impressão de que o piloto vai cair na água a qualquer momento. Apertem os cintos, o piloto mergulhou.

aeroporto24
Foto: Luiz Gadelha Jr.
Imagem do topo: Jamie
fonte/Gizmodo

2 comentários:

Francisco disse...

Olá Roberto,

Os pousos no Santos Dumont acabarm virando prato do dia para que precisava ir e voltar ao RJ.

Realmente a aproximação e o pouso em St. Marteen é algo indescritível mas muito bonito pela cor das águas do mar do Caribe. Nas decolagens é preciso desviar de uma montanha que fica no final da pista. Algo não menos emocionante.

Em St. Barthelemy os pequenos aviões e os experientes pilotos tornam algo incrível em um pouso a ser lembrado e curtido, por quem gosta, é claro.

Roberto Fantinel disse...

Obrigado pela visita, imagino o visual de aproximação dentro do cockpit, apesar da atençõ estar concentrada nos instrumentos....abraço.

EM HOMENAGEM AOS 48 ANOS DA EMBRAER, PILOTOS FAZEM VOO COM TRAÇADO EM FORMA DO LOGOTIPO DA EMPRESA NOS EUA

No aniversário de 48 anos da Embraer, pilotos que faziam um voo teste nos Estados Unidos fizeram uma homenagem traçando no céu a logom...