EMPRESAS DE TAXI AÉREO PROMOVEM ENCONTRO NO DIA 8 EM SÂO PAULO
No
próximo dia 8 de dezembro, sábado, as empresas de táxi aéreo de todo o
território nacional estarão reunidas no Aeroporto Campo de Marte (Hangar
Helimarte), em São Paulo, para discutir futuro do
segmento no país. O encontro está sendo organizado pela ABTAer
(Associação Brasileira de Táxis Aéreos) e vai colocar em pauta as
elevadas taxas aeroportuárias, a concorrência desleal com o transporte
aéreo pirata, a exigência de treinamento da tripulação em simuladores e
os atuais tempo de resposta da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
para os pedidos de pilotos e empresas protocolados. São esperados pelo
menos 50 empresários e o encontro começa
às 9h e vai até as 17h.
fonte/Egom Assessoria de Imprensa
Mesmo
com a crise econômica mundial, percebe-se que nos outros países o táxi
aéreo vive um momento especial. No Brasil, apesar de uma economia mais
robusta e dos inúmeros problemas de mobilidade, o cenário é bem menos
otimista para o segmento. Muitos empresários do setor
reclamam do aumento abusivo de taxas nos aeroportos e das exigências
inviáveis para pequenos operadores. Segundo eles, a tanto a legislação
quanto as taxações são voltadas para linhas aéreas, deixando o serviço
de táxi aéreo sufocado.
Com
as atuais demissões em massa de pilotos pelas linhas aéreas, os táxis
aéreos, que normalmente absorveriam tais mãos-de-obra, não poderam
contratar devido ao impacto econômico das medidas tomadas pelas
autoridades aeronáuticas. “Ao contrário, temos visto muitas empresas de
táxis aéreos sendo fechadas ou com seus certificados suspensos devido
aos altos encargos e requerimentos. O colapso da aviação brasileira está
sendo sinalizado pelos movimentos do mercado”, disse o Comandante
Milton Arantes, presidente da ABTaer.
Além
de todas estas questões, o Encontro Nacional das Empresas de Táxi Aéreo
vai debater também a exigência de treinamento da tripulação em
simuladores, o que muitas vezes só pode ser feito no exterior.
“Sem
contar que vivemos no segmento uma concorrência desleal, por um lado
uma forte exigência das autoridades sobre as empresas regularizadas, de
outro o transporte clandestino”, lembra o Comandante. Segundo ele, na da
Fórmula 1, no último fim de semana em São Paulo, por exemplo, 90% dos
helicópteros eram “piratas”, ou seja, não autorizados para serviço
remunerado.
Saiba mais sobre a ABTaer
A
ABTAer é uma organização não governamental, de âmbito nacional, sem
fins lucrativos, composta atualmente por quarenta membros associados,
representando 16 Estados. A entidade nasceu há dois anos da iniciativa
dos empresários do setor, que buscam a solução para os problemas que
atingem esse segmento. O objetivo da ABTaer é interagir com os Órgãos
Reguladores da Aviação Civil e apoio político, visando mitigar os
problemas e dificuldades que atingem a categoria. Mais informações sobre
a ABTaer em www.abtaer.com.br
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