MORTOS EM QUEDA DE HELICÓPTERO NO RIO SÃO RETIRADOS DA MATA
Os corpos de Silvestre Neto, de 34 anos, e Felipe B., de 18, foram
retirados da mata na tarde desta quarta-feira (21). Eles morreram no
acidente com um helicóptero na Grota Funda, em Guaratiba, na Zona Oeste
do Rio, na manhã desta quarta-feira (21).
Amigos de profissão do piloto Silvestre T. Neto afirmaram que ele era
experiente e tinha mais de mil horas de voo. Segundo o policial da
Coordenadoria de Recursos Especiai (Core) e instrutor de voo Leonardo
Aranha, o professor Silvestre jamais colocaria a vida dele e de um aluno
em risco. Felipe B., de 18 anos, também morreu no acidente com a
aeronave da escola de aviação Rio 22.
"Esse garoto trabalhou comigo e era um cara super experiente. Ele nunca
colocaria o aluno em uma situação de risco iminente. Antes de qualquer
voo, ele firmava com o aluno as condições meteorológicas e as regras.
Tenho certeza que ele não colocou o aluno dentro de uma nuvem", afirmou
Aranha, que trabalha em uma escola onde o piloto Silvestre já trabalhou.
Conforme mostrou o RJ TV, a área onde aconteceu o acidente costuma ser
usada para voos de instrução, pois é uma área com número menor de
aeronaves. Contudo, o tempo na parte da manhã estava bastante nublado e,
portanto, com baixa visibilidade.
De acordo com o instrutor de voo Bruno Dinelli, que deu as aulas
teóricas para Felipe, o jovem era muito dedicado e estava terminando o
curso para piloto.
"Primeiro são 4 meses de aula teórica para piloto privado, depois são mais 40 horas de aulas práticas. Depois disso, o aluno passa por mais 5 meses de aula teórica para piloto comercial, para então realizar 60 horas de aula prática para essa modalidade. Ele era um garoto super dedicado, que estava sempre interessado nas aulas, nunca faltava e só queria concluir o seu curso para poder exercer a atividade remunerada", declarou Dinelli.
"Primeiro são 4 meses de aula teórica para piloto privado, depois são mais 40 horas de aulas práticas. Depois disso, o aluno passa por mais 5 meses de aula teórica para piloto comercial, para então realizar 60 horas de aula prática para essa modalidade. Ele era um garoto super dedicado, que estava sempre interessado nas aulas, nunca faltava e só queria concluir o seu curso para poder exercer a atividade remunerada", declarou Dinelli.
Além de instrutor de voo, Silvestre Neto também era mestre de jiu-jitsu
em uma academia em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Ele fazia parte de
um projeto do Instituto Reação, do judoca Flavio Canto, que oferecia
bolsas para alunos da Cidade de Deus, também na Zona Oeste, segundo
informou o amigo e professor de jiu-jitsu, Rodrigo Abreu, de 32 anos.
“Vamos reunir todo mundo para saber o que vamos fazer, para saber até
mesmo se o jiu-jitsu vai continuar na academia. Ele era um cara
excepcional, recebia todo mundo sorrindo, uma pessoa super do bem. Ele
dava bolsa para quem não podia pagar. Tirava do próprio bolso para
ajudar as pessoas”, declarou Abreu, que contou ainda que o Silvestre
pretendia se casar em junho do ano que vem.
O caseiro Júlio César Jesus Pinto, de 40 anos, contou que tudo aconteceu
muito rápido. "Ele veio da Barra no sentido Santa Cruz e só ouvi o
estrondo. Cheguei lá e estava tudo destruído. Um corpo estava pendurado
na árvore e outro caído no chão do lado de fora do helicóptero. Na hora
do acidente tinha muita neblina, não dava para ver nada. Até carro tinha
que ter cuidado para passar aqui na estrada. A visibilidade era
péssima", disse o Júlio, que trabalha em um sítio próximo ao local do
acidente.
O caminhoneiro Marcelo da Silva Gama, 37 anos, viu o momento em que a
aeronave estava sem controle. "Ele vinha embicado para baixo e cheguei a
comentar com o meu colega que aquele helicoptero estava caindo. Ele
bateu numa jaqueira e caiu de vez. Acho que se não tivesse batido nessa
árvore, eles teriam sobrevivido. Aqui, quando tem neblina, nao dá para
ver nada. Sempre tem acidente de carros e caminhões nessa região",
afirmou o caminhoneiro.
Por volta das 10h, a aeronave, que pertence à empresa Rio 22, foi
encontrada totalmente destruída. No mesmo horário, peritos foram para o
local do acidente. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) chegou por volta das 12h e foi a
responsável pela liberação dos corpos. Segundo a Cenipa, o resultado da
perícia, que esclarecerá as causas do acidente, deve ficar pronta em 30
dias.
fonte/G1/foto/
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