90% DOS HELICÓPTEROS USADOS PARA TRANSLADOS PARA O AUTÓDROMO DE INTERLAGOS NESTE FIM DE SEMANA DO GP DE FÓRMULA UM SÃO ILEGAIS
ANAC não sabia ????........fiscalização ????
Mais de 90% dos helicópteros usados para o transporte de passageiros para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para a corrida de Fórmula 1, no fim de semana, são irregulares e configuram o que a ABTAer (Associação Brasileira de Táxis Aéreos) chama de: transporte aéreo clandestino. São aeronaves particulares usadas para transportar passageiros de maneira ilegal, oferecendo risco para o passageiro e para a cidade como um todo.
fonte/Egom Assessoria de Imprensa
Mais de 90% dos helicópteros usados para o transporte de passageiros para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para a corrida de Fórmula 1, no fim de semana, são irregulares e configuram o que a ABTAer (Associação Brasileira de Táxis Aéreos) chama de: transporte aéreo clandestino. São aeronaves particulares usadas para transportar passageiros de maneira ilegal, oferecendo risco para o passageiro e para a cidade como um todo.
“Basta
conferir e vai comprovar que a maioria das aeronaves usadas no traslado
para Interlagos é particular e sem autorização para transporte
remunerado de passageiros”, disse o presidente da entidade, Comandante
Milton Arantes. A ABTAer vai inclusive formalizar denúncia junto à ANAC
(Agência Nacional de Aviação Civil) para que o fato seja investigado e
os envolvidos sejam punidos.
Segundo
o presidente, com a elevada demanda provocada pela corrida de Fórmula
1, proprietários de aeronaves particulares, não homologadas para esse
fim, utilizam seus helicópteros ou colocam à disposição de terceiros que
querem ganhar dinheiro com o evento. “Quem escolhe voar em um
helicóptero de transporte aéreo clandestino não sabe em que aeronave
está voando, que tipo de manutenção tem sido feita, não conhece o
piloto, pois normalmente são freelancers, não sabe se quer se ele é
habilitado para voar naquele tipo de aeronave e nem que hábitos de vida
possui”, afirma o comandante. Muitas vezes os passageiros não sabem que
este tipo de irregularidade existe e, consequentemente, desconhecem o
risco.
Aeronaves
licenciadas para o fretamento nestes casos são apenas as aeronaves das
companhias de táxi aéreo que são regulamentadas pela ANAC para o
transporte de passageiros. Para isso, são fiscalizadas com muito mais
rigor que as aeronaves particulares em termos de manutenção, precisam
trabalhar apenas com tripulação contratada e ainda são obrigadas a
cumprir jornadas de trabalho com as tripulações para evitar os riscos de
cansaço e de excesso de horas de voo em um dia. “No transporte aéreo
clandestino não há nada disso, o risco é enorme para todos”, afirma o
Comandante Milton.
A
ABTAer é uma organização não governamental, de âmbito nacional, sem
fins lucrativos, composta atualmente por quarenta e duas empresas
associados, representando 16 Estados. A entidade nasceu há dois anos da
iniciativa dos empresários do setor, que buscam a solução para os
problemas que atingem esse segmento. O objetivo da ABTaer é interagir
com os Órgãos Reguladores da Aviação Civil e apoio político, visando
mitigar os problemas e dificuldades que atingem a categoria. Mais
informações em www.abtaer.com.br
Comentários