quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NOVIDADES......

Infraero recebe propostas para obras em Florianópolis

A Infraero recebeu propostas na abertura da licitação para a execução das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, e o lance vencedor foi de R$ 188 milhões. A disputa está sendo realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na forma eletrônica.

A próxima etapa será a avaliação da habilitação técnica e financeira da empresa que arrematou a disputa. Caso haja desclassificação ou inabilitação, os outros licitantes – conforme a classificação da fase de lances - poderão ser convocados. O processo licitatório para o novo terminal do Hercílio Luz é o primeiro no Brasil a seguir as regras do RDC em sua forma eletrônica.

“A utilização do RDC na forma eletrônica busca trazer o uso da tecnologia para contratações da administração pública, ampliando a eficiência dos processos licitatórios com o uso desta ferramenta, a exemplo do que ocorre com o pregão eletrônico”, avaliou o superintendente de Licitações e Compras em Exercício da Infraero, Eloir Saqueto.

O prazo previsto para a execução dos serviços é de 810 dias, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. De acordo com o planejamento da Infraero, a obra está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2014. O novo terminal terá área de 33,8 mil m2 e capacidade para até 6,7 milhões de passageiros por ano, além de contar com cinco pontes de embarque.
 
 

Sita: 70% dos aeroportos serão inteligentes em 2015

Até 2015, 70% dos aeroportos oferecerão internet e aplicativos em celulares para que seus usuários monitorem voos, segundo a nona pesquisa da Sita, empresa de comunicação e soluções de TI para aeroportos e transporte aéreo. Segundo a pesquisa, com resultados baseados nas respostas de 91 operadores aeroportuários, representando a visão de 173 aeroportos mundiais que gerenciam 2,3 bilhões de passageiros por ano, apenas 10% dos aeroportos já oferecem esses serviços.

De acordo com a Sita, até 2015 a utilização de aplicativos em celulares, mídias sociais e tecnologias inteligentes, como a geolocalização, farão parte do cotidiano da maioria dos aeroportos, uma vez que 59% dos participantes da pesquisa apontaram que melhorar a experiência do passageiro é o item número um entre os investimentos de TI. “Manter os passageiros informados sobre o status do voo e o tempo de espera é o principal motivo para os aeroportos oferecerem os aplicativos móveis, sendo que 88% planejam investir nessa ferramenta até o final de 2015”, diz o estudo.

“A Airport IT Trends Survey deste ano mostra que os operadores estão investindo no ‘aeroporto inteligente’ para melhorar a experiência do passageiro de maneira operacionalmente eficiente”, explica o CEO da Sita, Francesco Violante. “Com os aeroportos planejando investir em inteligência e usando isso para colaborar mais com seus parceiros, fica claro que há um grande desejo entre os operadores de trabalhar em conjunto com as partes interessadas, incluindo companhias aéreas e assistência terrestre, proporcionando uma excelente viagem aos passageiros”, acredita. Segundo a pesquisa, os operadores aeroportuários estão implementando tecnologias de geolocalização para acompanhar, em tempo real, equipes, veículos, bagagens e outros recursos essenciais como o monitoramento do fluxo de passageiros. 
 
fonte/PanRotas
 

Nenhum comentário:

EM HOMENAGEM AOS 48 ANOS DA EMBRAER, PILOTOS FAZEM VOO COM TRAÇADO EM FORMA DO LOGOTIPO DA EMPRESA NOS EUA

No aniversário de 48 anos da Embraer, pilotos que faziam um voo teste nos Estados Unidos fizeram uma homenagem traçando no céu a logom...