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Infraero recebe propostas para obras em Florianópolis

A Infraero recebeu propostas na abertura da licitação para a execução das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, e o lance vencedor foi de R$ 188 milhões. A disputa está sendo realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na forma eletrônica.

A próxima etapa será a avaliação da habilitação técnica e financeira da empresa que arrematou a disputa. Caso haja desclassificação ou inabilitação, os outros licitantes – conforme a classificação da fase de lances - poderão ser convocados. O processo licitatório para o novo terminal do Hercílio Luz é o primeiro no Brasil a seguir as regras do RDC em sua forma eletrônica.

“A utilização do RDC na forma eletrônica busca trazer o uso da tecnologia para contratações da administração pública, ampliando a eficiência dos processos licitatórios com o uso desta ferramenta, a exemplo do que ocorre com o pregão eletrônico”, avaliou o superintendente de Licitações e Compras em Exercício da Infraero, Eloir Saqueto.

O prazo previsto para a execução dos serviços é de 810 dias, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. De acordo com o planejamento da Infraero, a obra está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2014. O novo terminal terá área de 33,8 mil m2 e capacidade para até 6,7 milhões de passageiros por ano, além de contar com cinco pontes de embarque.
 
 

Sita: 70% dos aeroportos serão inteligentes em 2015

Até 2015, 70% dos aeroportos oferecerão internet e aplicativos em celulares para que seus usuários monitorem voos, segundo a nona pesquisa da Sita, empresa de comunicação e soluções de TI para aeroportos e transporte aéreo. Segundo a pesquisa, com resultados baseados nas respostas de 91 operadores aeroportuários, representando a visão de 173 aeroportos mundiais que gerenciam 2,3 bilhões de passageiros por ano, apenas 10% dos aeroportos já oferecem esses serviços.

De acordo com a Sita, até 2015 a utilização de aplicativos em celulares, mídias sociais e tecnologias inteligentes, como a geolocalização, farão parte do cotidiano da maioria dos aeroportos, uma vez que 59% dos participantes da pesquisa apontaram que melhorar a experiência do passageiro é o item número um entre os investimentos de TI. “Manter os passageiros informados sobre o status do voo e o tempo de espera é o principal motivo para os aeroportos oferecerem os aplicativos móveis, sendo que 88% planejam investir nessa ferramenta até o final de 2015”, diz o estudo.

“A Airport IT Trends Survey deste ano mostra que os operadores estão investindo no ‘aeroporto inteligente’ para melhorar a experiência do passageiro de maneira operacionalmente eficiente”, explica o CEO da Sita, Francesco Violante. “Com os aeroportos planejando investir em inteligência e usando isso para colaborar mais com seus parceiros, fica claro que há um grande desejo entre os operadores de trabalhar em conjunto com as partes interessadas, incluindo companhias aéreas e assistência terrestre, proporcionando uma excelente viagem aos passageiros”, acredita. Segundo a pesquisa, os operadores aeroportuários estão implementando tecnologias de geolocalização para acompanhar, em tempo real, equipes, veículos, bagagens e outros recursos essenciais como o monitoramento do fluxo de passageiros. 
 
fonte/PanRotas
 

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