PASSAGEIROS DA PLUNA ESPERAM POR DEFINIÇÕES


A indefinição sobre o futuro dos passageiros da Pluna segue enquanto o governo uruguaio faz manobras para tentar achar compradores para a aérea. Até agora, o Procon de Porto Alegre já recebeu 19 reclamações sobre o assunto. 

Com todos os voos suspensos desde a semana passada e em processo de falência desde a segunda-feira, só estão sendo embarcados os passageiros que estavam fora da cidade de residência, acomodados em voos de outras empresas. 

Os atendentes do call center da companhia no Brasil alegam estar esperando instruções sobre procedimentos de embarque de quem comprou o bilhete, mas não iniciou a viagem. A diretora do Procon, Flávia do Canto Pereira, aplicará multa de R$ 400 mil nesta quarta-feira, depois de não receber as informações solicitadas à Pluna na sexta-feira.

— A orientação é que o passageiro que não pagou à vista entre em contato com a empresa de cartão de crédito para estornar o valor. Quem se sentir prejudicado deve acionar o Procon, mas não há garantias — avisa Flávia.

A presidente Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS), Rita Vasconcelos, ressalta que as agências estão tratando por enquanto os casos mais urgentes, de quem tem passagens para voar nesta semana. 

— Pode ser que daqui a alguns dias uma outra companhia assuma os voos da Pluna. Nesse caso, se o passageiro se adiantou e comprou uma passagem por outra empresa, vai gastar com outra passagem à toa — diz Rita, reforçando que as agências não são obrigadas a trocar bilhetes.

A exceção fica por conta dos pacotes fechados que incluem hotel e translado. Nesse caso, é a agência que deverá arcar com o prejuízo. Enquanto o governo uruguaio aguarda propostas para aquisição dos aviões e retomada das rotas, os brasileiros que tiverem bilhetes podem buscar orientação no serviço da Pluna, (11) 3711-9158. 


fonte/ZeroHora
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