HOMEM MORRE APÓS QUEDA DE ULTRALEVE NA SERRA DO MAR

Um acidente com um ultraleve na Serra do Mar matou um homem de 62 anos no final da tarde de quarta-feira. A aeronave caiu a 10 km do centro de Caraguatatuba, próximo ao bairro Pavoeiro. A vítima, que foi identificada pela equipe de resgate apenas pelas iniciais A.B.P., era de São Paulo.

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira) a aeronave desapareceu quando fazia o trajeto Ubatuba-Atibaia.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas suspeita-se de uma pane no ultraleve.
O homem viajava na companhia de outro ultraleve. Na delegacia, o piloto que o acompanhava disse que a aeronave caiu de repente, sem motivo aparente. Ele ainda chamou a vítima pelo rádio, mas não obteve resposta.

No início da manhã de ontem o Cindacta-2 de Curitiba, responsável por controlar o espaço aéreo do local da queda, emitiu um alerta.

Após o comunicado, o helicóptero Águia da Polícia Militar começou as buscas por destroços do ultraleve.

A PM pediu reforço da Defesa Civil de Caraguatatuba para iniciar as buscas por terra. Mas como a mata é muito fechada, a busca foi improdutiva.

No início da manhã de ontem, os destroços foram localizados pelo helicóptero Águia e em seguida homens da FAB desceram até o local da queda para localizar o corpo do piloto.

Cerca de 1 km de distância dos destroços, a equipe localizou o corpo. A suspeita é que, após a queda, ele ainda estaria vivo, teria caminhado e morrido por hemorragia.

Após o resgate, o helicóptero da FAB levou o corpo até o Aeroporto de São José dos Campos. De lá, ele foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) da cidade.
A FAB investigará as causas do acidente.

No Brasil, até o dia 17 de julho, foi registrado 84 acidentes com aeronaves. Em 2011, o número foi de 158 acidentes. O maior dos último dez anos.

Trike
O ultraleve acidentado é do modelo Trike. Ele se parece com uma mistura de moto com asa delta. A aeronave tem autonomia de 4 a 5 horas e voa a velocidades que variam de 75km/h a 130Km/h.

Ele decola e pousa em espaços pequenos e pode ser desmontado e transportado. Não é necessário um hangar para guardá-lo.

Para pilotar um ultraleve, é necessário fazer o curso de piloto de recreio. O certificado habilita voar em áreas controladas, fazer viagens e navegações por todo o território nacional.

fonte/OVale
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