AERONAVE APREENDIDA EM PICOS É ENCAMINHADA A TERESINA

O helicóptero (PR-HDA) utilizado pelos acusados de tráfico capturados no município de Picos, no fim da tarde de quarta-feira (4),  foi  encaminhado ontem a Teresina e ficará à disposição da Superintendência da Polícia Federal no Piauí. A informação foi confirmada pelo assessor de comunicação das PF-PI, José Carlos Fontenele. A aeronave se encontra na sede do GTAP, ao lado do quartel do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro Ilhotas. Na manhã  de ontem (5), os três homens presos no Piauí foram recambiados para a cidade de Iguatu, no Ceará. Um comboio com cinco viaturas e aeronave da Polícia Militar do Ceará fizeram a escolta dos criminosos.

Os presos são Felipe Ramos Moraes, 25 anos; José Tadeu dos Santos, 52 anos; e Alexandro de Oliveira Pinho, 33 anos. Eles são  acusados de terem descarregado 187 quilos de cocaína pura em Acopiara, a 345 quilômetros de Fortaleza, utilizando uma aeronave.

De acordo com o coronel Hervano Macedo, do Comando de Policiamento do Interior, a Polícia Federal estava investigando a quadrilha há cerca de três meses e pediu o apoio da Polícia Militar para a captura dos suspeitos. Na tarde de quarta-feira(4), a polícia conseguiu prender em flagrante cinco homens que recebiam a droga que era jogada pelo helicóptero na zona rural de Acopiara.

Entre os capturados está o homem apontado como chefe da quadrilha, o cearense Marcílio Alves Feitosa, que havia saído de um presídio de Fortaleza na semana passada. Ele é tido como de alta periculosidade e responsável por crimes de tráfico interestadual de drogas, assaltos a bancos e carros-fortes.

Junto com Marcílio Feitosa, também foi preso, em Acopiara, o irmão dele, Cícero Alves Feitosa; além de outros três homens identificados como Aurino Patrício do Nascimento (também cearense), Derci Guelci Malheiros, de Colorano, Paraná; e Fernando Dizzi, de Linhares, Espírito Santo.

Com parte da quadrilha já capturada no Ceará e a droga apreendida, a preocupação das autoridades foi não permitir que  o restante do bando conseguisse escapar no helicóptero. Os outros suspeitos que estavam no helicóptero foram perseguidos pelas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Polícia Federal, mas acabaram fugindo e sendo capturados em Picos, onde o helicóptero pousou.

"Os que estavam no helicóptero fugiram, apesar de terem sido perseguidos pelo Cioaper. Mantivemos contato com as polícias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí para colocar policiamento aguardando nos aeroportos", explicou o coronel.

O comandante do CPI não soube informar quantos homens da Polícia Federal estavam na operação, mas disse que eram 50 policiais militares investidos na ação, sendo 30 da Polícia Militar de Iguatu, oito do CPI, oito do Batalhão de Choque e quatro do Ciopaer. De acordo com ele, oito policiais do Piauí sob o comando do coronel Wagner Torres, comandante do 4º BPM em Picos, prenderam os suspeitos.


fonte/fofo/DiarioDoPovo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog