SITE RECEBE 2,5 MIL RECLAMAÇÕES DE AERONAUTAS EM 2 ANOS, DIZ SINDICATO
Pilotos e comissários fizeram 2.510 denúncias no Sindicato dos Aeronautas (Sna) desde a criação do canal para receber reclamações anônimas de violações praticadas por empresas da aviação civil, em fevereiro de 2010. Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Aeronáutica também possuem formulários em seus sites para reclamações que afetem a segurança do sistema aéreo, mas não divulgaram a quantidade de denúncias recebidas.
A principal reclamação da categoria é em relação à escala de voo, segundo o diretor de segurança de voo do sindicato, Carlos Camacho. "São alteradas muitas vezes pelas companhias sem aviso prévio. Essas mudanças provocam estresse e fadiga nos comissários e pilotos e podem gerar em riscos. Os funcionários das aéreas organizam sua vida conforme a escala. Hora de buscar as crianças na escola, médico, e outras atividades. Uma alteração repentina compromete todo um esquema previamente planejado e preocupação”, diz Camacho.
As denúncias recebidas pelo sindicato são repassadas à Anac. Procurada pelo G1, a agência não se pronunciou até a publicação desta reportagem. A Anac também recebe reclamações pelo telefone 0800 725 4445 ou nos postos de atendimento nos aeroportos de Brasília e Guarulhos. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também não divulgou dados sobre denúncias contra aéreas.
Supostos tripulantes da TAM criaram o blog “Aviador Anônimo”, em que pedem respostas da companhia sobre os problemas registrados. Criado em 24 de abril, o blog já teve mais de 94 mil acessos, segundo divulgado pelo site.
A maior reclamação é estresse a bordo. O grupo, que diz não ser “inimigo” da empresa, pede atenção do presidente da companhia para as situações de descaso dos agentes de aeroportos, falta de higiene a bordo, problemas com a escala de voos e qualidade dos hotéis em que as equipes são acomodadas.
O blog também questiona a jornada de trabalho, como o tempo de solo de até 4 horas e 30 minutos entre pernas (como são chamados voos de ida e volta), a redução de salários, com a retirada de um dia no repouso remunerado e diárias internacionais má ajustadas.
Um dos manifestantes convocou os colegas para uma operação-padrão, em que todas as regras devem ser cumpridas para que o voo seja realizado, comprometendo em atrasos e reclamações dos passageiros. A TAM informou em nota que “não há nenhuma operação-padrão ou algo semelhante em curso”.
Para a companhia, “o suposto movimento consta de um blog anônimo, aparentemente colocado no ar por alguns tripulantes, que contém acusações contra a empresa”. A TAM informou que normalmente não responde a “manifestações apócrifas”, mas enxergou a oportunidade de divulgar algumas iniciativas e benefícios oferecidos pela companhia ao seu grupo de voo e enviou uma carta ao blog, convidando ao diálogo pelos canais oficiais. Sobre as acusações feitas, a TAM reiterou "que elas não procedem”.
O G1 tentou contato com o blog por meio dos comentários, já que não há em-ail para contato. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Em 2010, um blog também anônimo foi criado funcionários da Gol durante uma falha no sistema que prejudicou pilotos e usuários. O blog era usado pelos tripulantes para reclamar de “escalas desumanas” - havia relatos de episódios em que estavam com olheiras e dormindo na cabine após voarem mais 100 horas por semana e repetirem voos por madrugadas seguidas. A companhia acabou revendo escalas e mudando regras internas de procedimentos.
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