PILOTO ABANDONA AERONAVE APÓS POUSO DE EMERGÊNCIA EM IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL


Um avião experimental - semelhante a um ultraleve - foi abandonado pelo piloto em uma lavoura de Ijuí, no noroeste do Estado, logo após um pouso de emergência. O fato aconteceu pouco antes das 17h de sábado e, até o final da tarde deste domingo, a aeronave permanecia no local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, moradores da Linha Quatro Oeste, localidade que fica próxima ao aeroporto da cidade, perceberam o momento em que a aeronave perdeu altura e realizou o pouso forçado. Eles acionaram o socorro e correram até o local. Quando chegaram lá, o piloto já havia ido embora, sem que pudesse ser identificado por alguém.

Dentro do avião, os bombeiros encontraram somente um pouco de terra, que entrou na cabine com o impacto da aterrissagem. Documentos ou pertences do piloto, que pudessem dar alguma pista sobre a identidade dele, não foram localizados. A equipe de resgate chegou a realizar buscas na região, também sem sucesso.

A investigação sobre o caso, segundo os Bombeiros, é responsabilidade da Polícia Civil. No entanto, até a tarde de ontem nenhuma ocorrência havia sido registrada e as equipes de investigação também não haviam cuidado do caso.

Segundo Carlos van de Zand, instrutor de vôo e responsável pelo Aeroclube de Ijuí, a aeronave prefixo U-4380 não estava no hangar do aeroclube antes de decolar.

O Centro Aerodesportivo Paranhos, que também funciona nas imediações do aeroporto, foi procurado por telefone pela reportagem, mas ninguém foi localizado.
A diferença entre avião experimental e ultraleve
- Apesar da semelhança com um ultraleve, o avião abandonado em Ijuí pertence à classe de aviões experimentais. São aeronaves com peso superior a 750 kg – o ultraleve possui até 750 kg.

- Para voar, o piloto deve estar, no mínimo, habilitado com uma licença de piloto privado.

fonte/ZeroHora/foto?AbelOliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog