FAB ENCONTRA PISTAS CLANDESTINAS EM TERRAS INDÍGENAS


A Força Aérea Bra­si­leira acaba de lo­ca­lizar dez  pistas clan­des­tinas de avião, abertas no in­te­rior de terras in­dí­genas, na re­gião norte da Amazônia. Esses ae­ro­portos im­pro­vi­sados são usados por tra­fi­cantes de drogas, con­tra­ban­distas de armas e ga­rim­peiros, se­gundo as pri­meiras in­for­ma­ções for­ne­cidos pelos mi­li­tares.

A lo­ca­li­zação dos ae­ro­portos ocorreu dentro da Ope­ração Ágata 4, que está sendo de­sen­vol­vida pelas Forças Ar­madas desde o dia 2. Ela abrange toda a fron­teira norte do País.

Até agora não foi in­for­mada a lo­ca­li­zação exata dos ae­ro­portos clan­des­tinos. Sabe-se, porém, que os dois mais mo­vi­men­tados serão des­truídos nos pró­ximos dias.

As terras in­dí­genas ocupam uma área apro­xi­mada de 108 mi­lhões de hec­tares, o que cor­res­ponde a quase 13% do ter­ri­tório na­ci­onal. Desse total, 98% são terras lo­ca­li­zada na Amazônia Legal, que abrange os Es­tados de Rondônia, Acre, Ama­zonas, Ro­raima, Pará, Amapá, To­can­tins, Mato Grosso e parte do Ma­ra­nhão.

fonte/AgEstado/DM

Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog