AVIÃO CHILENO QUE LEVAVA PACIENTE PARA SANTIAGO DESAPARECE PRÓXIMO AO VULCÃO


Um avião-ambulância com oito pessoas está desaparecido desde a madrugada desta quinta-feira. A aeronave viajava de Punta Arenas, no extremo  sul do país, para a capital Santiago, distante 3,2 mil quilômetros, informaram autoridades aeronáuticas locais. Aviões da terceira divisão aérea de Puerto Montt iniciaram as buscas.

O avião desaparecido, um Beechcraft 350 bimotor, partiu perto da meia-noite de quarta-feira de Punta Arenas, a 3.200 km ao sul, para levar uma paciente a um centro médico na capital.

O ministro de Defesa chileno, Andrés Allamand, informou que a aeronave se declarou em emergência cerca de 45 minutos depois de decolar. Allamand disse, também, que a aeronave desceu bruscamente de 28 mil para 7 mil pés, próximo ao vulcão Maca, antes de sumir do radar.

O gerente da empresa Inaer, proprietária do avião extraviado, Rodrigo Lizasoaín, informou a rádio Cooperativa que o piloto da aeronave, Carlos Vidal, reportou uma emergência quando sobrevoava uma zona de fiordes próximo a Puerto Aguirre, na região de Aysén, mas não entregou detalhes. Depois perdeu o contato.

No avião viajavam o piloto, o copiloto, três médicos, um passageiro, a paciente, Esperanza Sáez, e seu marido. Entre os médicos estava o uruguaio Guillermo Severy Tracersa.

Busca difícil
O ministro afirmou que há quatro aviões e um helicóptero rastreando a região, e foram enviadas quatro lanchas de patrulha do exército para o local, que é bastante rochoso, desabitado e de difícilacesso.

— Há uma dupla complexidade operacional, pois é uma zona de cordilheira e canais. Assim, teremos que realizar buscas por terra e mar — afirma o Comandante da Terceira Divisão da Força Aérea do Chile Juan González, em Porto Montt, onde se concentra a operação de resgate.

fonte/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog