Pular para o conteúdo principal

AVIÃO DE MARCONI (GOVERNADOR DE GOIÁS) ATERRISOU EM IPORÁ LOCAL PROIBIDO PELA ANAC


E AGORA ANAC ?? VAI FICAR POR ISSO MESMO ?????


Governador Marconi e Deputado Federal João Campos: Aterrissagem fora das normas da ANAC

Na manhã deste domingo, 19, o Governador Marconi Perillo e o Deputado Federal João Campos visitaram a cidade de Iporá e o avião que os transportava aterrissou em local proibido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ou seja, no aeródromo de Iporá.


Chegada de Marconi no aeródromo de Iporá

Ocorre que aeródromo de Iporá, construído em 2006 pelo programa “Voa Goiás”, do próprio Governador Marconi Perillo ainda não foi homologado pelo referido governo, encontrando na pista três “X” em branco, indicando que este não pode ser utilizado para pousos ou decolagens.  


O “X” na pista significa que o aeródromo não deve ser utilizado para pousos
E ainda, ao procurar o aeródromo de Iporá na lista de aeródromos públicos, particulares, homologados ou interditados da ANAC não é encontrada sequer a palavra Iporá, evidenciando que o mesmo nunca foi legalizado. No entanto, o aeródromo tem sido utilizado constantemente para pousos de acordo com as necessidades dos pilotos. 

Ao ser questionado sobre a aterrissagem fora das normas da ANAC, o piloto do avião do governador respondeu apenas com gestos evasivos, sem mencionar uma palavra. 

O Prefeito de Iporá afirma que não é da competência do Município dar início ao processo de legalização do aeródromo junto a ANAC. Mas sim de competência do Estado, de modo específico da AGETOP que é responsável pelo aeródromo.

Penalidades por aterrisar em local proibido

De acordo com Código Brasileiro de Aeronáutica quem aterrissa em local impróprio, o faz sob penas de ter instaurado processo administrativo, podendo o responsável ser autuado e até mesmo ter a aeronave apreendida. 

Informações sobre a competência da ANAC, sobre aeroportos, aeródromos, heliportos e sobre como efetuar denúncias estão disponíveis no site da ANAC. (João Batista da Silva Oliveira)

fonte/foto/OesteGoiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA