SPANAIR ENCERRA OPERAÇÕES


Companhia aérea Spanair encerra operações JOSEP LAGO/AFP
Aviões da Spanair permaneceram no pátio do aeroporto de Barcelona neste sábado Foto: JOSEP LAGO / AFP

Passageiros lotavam os aeroportos espanhóis neste sábado, após a companhia aérea Spanair, abruptamente, cancelar todos os seus voos sem aviso prévio. "Enfrentando a falta de viabilidade financeira nos próximos meses, a companhia decidiu interromper todas as suas operações, como medida de cautela e segurança", informou a companhia espanhola, em um comunicado divulgado na noite de sexta-feira. 

O último voo programado aterrissou na sexta-feira à noite, deixando para concorrentes como Iberia, Vueling e Easyjet a tarefa de atender aos passageiros afetados.

A Spanair opera atualmente mais de 200 voos diários: 87% deles regulares (46 rotas domésticas e 12 a diversas cidades da Europa e da África) e 13% de charters.

A imprensa espanhola informava que cerca de 22 mil passageiros foram afetados apenas neste fim de semana pela suspensão das operações, mas a Associated Press não encontrou nenhum representante da empresa para confirmar a informação. Uma fila de 200 passageiros surpresos se formou na frente dos balcões da Spanair no aeroporto de Barcelona na noite de sexta-feira, após o anúncio.

A Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea (AENA) informou que os aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona, estavam funcionando "normalmente" a despeito do fim das operações da Spanair, segundo fontes da operadora de serviços em aeroportos e navegação aérea. Segundo a AENA, lounges especiais foram colocados à disposição para passageiros da Spanair.

Fundada em 1986, a Spanair tem cerca de 2 mil funcionários, faturamento anual de 600 milhões de euros e uma participação de mercado de 22% na Espanha. A companhia enfrentava uma história de turbulências econômicas s e perdas milionárias (115,72 milhões de euros em 2010). 

O Governo regional da Catalunha confirmou o fim das contribuições de fundos públicos a Spanair e essa medida, somada a uma tentativa frustratada de aliança com a Catar, foi determinante para o brusco fim da empresa.

fonte/AGEStado/ZHora
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog