ORM/SOIA - APROXIMAÇÕES COM SEPARAÇÃO REDUZIDA ENTRE AERONAVES
O
DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo - tornou público que
até 2014 duplicará a capacidade de controle nos céus brasileiros, mas
não disse quais os mecanismos ou procedimentos empregará para manter
separações reduzidas e seguras nas "aproximações para pouso".
Ou essa diminuição de espaço entre aeronaves seria apenas em rota? Com
caminhos alongados (quando anunciam rotas diretas)? Podemos sim absorver
facilmente o dobro de tráfego aéreo e mantê-lo circulando em órbitas
por esse imenso céu brasileiro, em prateleiras, com separação de mil
pés, mas não ousarei perguntar a um controlador o que ele gostaria
de fazer com cada um desses aviões sob seu controle.
Nos
aeroportos dos EEUU, onde as pistas paralelas não tem distanciamento
lateral suficiente para operação simultânea, são utilizados equipamentos
radar de alta precisão (renovação constante de alvos) que permitem esse
procedimento com segurança.
Ainda
que o DECEA duplique a capacidade do serviço, abrindo novos postos de
trabalho, capacitando controladores e criando mais setores nos
órgãos ATC, e, adquira e treine pilotos e controladores para operação
PRM/SOIA, de nada adiantará se cá embaixo não tivermos uma
infraestrutura compatível e uma regulação que determine, fiscalize e
oriente. Enquanto a SAC não assumir a batuta dessa orquestra composta de
pífanos, rabecas e berimbaus, haja ouvidos para aguentar tanta
desafinação.
fonte/ CelsoBigBlog (recomendo a visita ao blog e ler os ótimos artigos)
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