HELICÓPTERO CAI EM PLANTAÇÃO DE SOJA, DIA 24 EM GOIÁS



 
 
Um helicóptero modelo Safari realizava voo experimental no Setor Palmares, em Trindade, quando caiu em uma plantação de soja, próximo à saída da GO-070. O acidente ocorreu perto do aeroclube da cidade e deixou duas pessoas feridas. O piloto Rodrigo Stoco, de 31 anos, e o passageiro Jeferson Luiz do Vale, 63, sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) pelo Corpo de Bombeiros. Lá, realizaram exames e permaneciam em estado regular até o final da manhã de ontem.

Rodrigo e Jeferson passeavam com a aeronave quando houve pane mecânica. O helicóptero começou a perder potência. Rodrigo, então, tentou realizar pouso forçado, mas a aeronave não resistiu e caiu na plantação. As duas vítimas são de Goiânia e realizariam voo panorâmico pela capital. 

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros Hélio Cristiano do Carmo, a aeronave experimental caiu 15 minutos após a decolagem. Ele informou ainda que esse teria sido o primeiro voo registrado do equipamento. “O piloto tinha habilitação e a documentação em dia. Na realidade, os dois ocupantes tiveram sorte por terem apresentado apenas escoriações leves, já que esse tipo de aeronave não oferece nenhuma segurança ao cair no solo”. 
 
O estrago pôde ser visto de longe no meio da plantação, com a aeronave bem destruída. Ainda de acordo com o major Hélio, o acidente poderia ter sido maior, já que na proximidade da plantação de soja existem muitas casas. 

O acidente atraiu a curiosidade de moradores do Setor dos Palmares, porém poucas testemunhas presenciaram a queda. Caminhão guindaste foi acionado pela própria família do proprietário para retirar os destroços da aeronave.
 
fonte/OHoje/foto/WildesBarbosa

Especificações do helicóptero SAFARI

Dimensões
Comprimento total
29 Pés e 8 Polegadas (9,04 m)
Altura total
8 Pés (2,43 m)
Diâmetro do rotor principal
25 Pés (7,62 m)
Comprimento da corda do rotor principal
8 Polegadas (20,3 cm)
Diâmetro do rotor de cauda
4 Pés (1,22 m)
Pesos e Capacidades
Peso bruto
1.450 Libras (644 Kg)
Peso vazio
920 Libras (372 Kg)
Capacidade de combustível
28 Galões (l06 l)
Capacidade de óleo
8 (US) Quartos (7,5 l)
Lugares
2 Adultos confortavelmente sentados
Desempenho
Velocidade máxima ( VNE )
100 MPH (87 nós)
Velocidade de cruzeiro
85 MPH (74 nós)
Razão normal de subida
1.000 pés /min
Teto operacional
10.000 pés
Autonomia
Superior a 200 Milhas (320 Km)
Pairado IGE
7.000 Pés




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog