DEPOIS DA ARGENTINA, URUGUAI TAMBÉM TEM VOOS CANCELADOS DEVIDO ÀS CINZAS VULCÂNICAS

Nuvem avança em direção ao RS e deve atingir o oeste do Estado hoje

Depois de novos cancelamentos e atrasos em voos nos aeroportos da Argentina devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue, que entrou em erupção há quatro meses, mais de dez voos foram cancelados na manhã desta terça-feira no Uruguai, segundo o site do aeroporto de Carrasco, em Montevidéu.

Oito decolagens e cinco pousos, das companhias Aerolíneas Argentinas, American Airlines, Iberia, Sol Líneas Aéreas e TACA, foram suspensos, enquanto outros voos estavam atrasados.

Laura Vanoli, diretora da Meteorologia Aeronáutica, disse que, "segundo o último relatório, o país será afetado durante todo o dia" pela nuvem de cinzas vulcânicas que cobre "praticamente todo o território".

— São remanescentes de cinzas. O que estamos tendo na realidade são melhorias temporárias, porque, enquanto houver atividade no vulcão, haverá perigo [de que as cinzas voltem] — explicou.

De acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin) chileno, as cinzas do Puyehue — que mantém um processo eruptivo de baixa intensidade —podem afetar o tráfego aéreo por meses.

>>> Consulte a situação dos voos

Desde a erupção do vulcão chileno, no dia 4 de junho, o principal aeroporto uruguaio —que tem uma média de quase cem voos diários — cancelou e atrasou voos em várias ocasiões. A última vez foi em meados de outubro. A decisão de suspender voos corresponde às companhias aéreas, preocupadas em como as cinzas podem afetar os motores dos aviões.

Até as 11h30min, segundo a Infraero, não havia reflexo do fenômeno no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e todos os voos continuavam previstos, inclusive os internacionais para Uruguai e Argentina.

Segundo prognósticos do serviço argentino de meteorologia, a nuvem de cinzas deve atingir o oeste gaúcho hoje.Pela simulação, as cinzas não devem chegar a Porto Alegre pelo menos até a próxima madrugada.

fonte/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog