As ações da AMR (AMR, Fortune 500) caiu 96 centavos, ou 32%, para US $ 2 nas negociações da tarde.
Ações não tinham cotação abaixo da marca de US $ 2 desde Março de 2003. Ainda assim, o estoque era acima da mínima do dia de US $ 1,75 por ação.
Havia várias pausas na negociação das ações AMR durante o dia devido a gatilhos automáticos estabelecidos pela New York Stock Exchange.
Uma das poucas grandes companhias aéreas dos EUA que não foram à falência na última década, a previsão para AA e do quarto ano consecutivo de perdas em 2011, e analistas esperam que a perder mais dinheiro em 2012.
"No que diz respeito rumores e especulações sobre uma reestruturação sob supervisão judicial, que certamente não é o nosso objetivo, ou a nossa preferência", disse o porta-voz da empresa Andy Backover. "Sabemos que precisamos melhorar nossos resultados, e estamos profundamente focada à medida que trabalhamos para conseguir isso."
Backover disse que, embora a empresa não costuma comentar sobre as mudanças no preço da ação, "não há notícias da empresa-driven que causou a volatilidade das ações AMR hoje."
Relatórios de agências de notícias e websites citados vários medos que AMR poderiam ser forçadas a declarar falência, especialmente se a economia dos EUA cair em uma nova recessão, o que os economistas agora temem.
Ray Neidl, analista de companhia aérea do Maxim Group, disse que acha que os temores de falência são exagerados, e estão sendo alimentado por relatórios de aposentadorias dos pilotos americanos que queriam ter em um valor maior para suas ações antes do declínio.
"American Airlines tem um monte de problemas para resolver, mas não está em perigo imediato de falência", disse ele. "Acho que provavelmente temem uma recessão. Se for uma recessão severa, longa, eles são o elo mais fraco."
Outras ações das principais companhias aéreas, incluindo United Continental (UAL, Fortune 500), Delta (DAL, Fortune 500), US Airways (LCC, Fortune 500) e Southwest Airlines (LUV, Fortune 500) foram também negociadas com valores baixo no pregão do meio-dia, mas suas perdas não eram tão íngremes como AMR. United caiu 10,7%, US Airways caiu 13,5%, Delta e Southwest 9,8% 6,5%.
A fabricante de aviões Boeing (BA, Fortune 500), que tinham uma grande encomenda de 200 aviões da AMR, também caiu 4%
Comentários