INFRAERO ESTUDA MANTER AEROPORTO



O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse ontem que não descarta a manutenção do Aeroporto Augusto Severo como aeroporto comercial do Rio Grande do Norte mesmo após o início da operação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Oficialmente, o Augusto Severo seria utilizado exclusivamente com fins militares quando o novo aeroporto fosse concluído. "Não podemos abrir mão do Aeroporto Augusto Severo. Possivelmente iremos precisar dos dois. Mas isso precisará ser definido pelas autoridades, considerando o crescimento da demanda no Estado", disse ele, em passagem pelo Rio Grande do Norte e após fazer visita ao novo aeroporto.


O Aeroporto de São Gonçalo, disse Vale, poderia figurar como principal aeroporto do estado, mas não há certeza de que será o único em cena. A continuidade das atividades comerciais do Augusto Severo seria uma possibilidade mesmo que no projeto inicial de concessão em São Gonçalo do Amarante não haja essa previsão.

Segundo Gustavo do Vale, a Infraero está investindo na melhoria do Augusto Severo, com o aumento da capacidade de dois milhões para quatro milhões de pessoas por ano. "Atualmente a capacidade do aeroporto está inadequada para a demanda do Estado, mas estamos fazendo esse investimento para que ele continue como o principal nos próximos três anos. Depois as autoridades irão definir o futuro desse equipamento", diz. 

Gustavo do Vale disse também estar confiante acerca dos prazos instituídos para a reforma do Augusto Severo e da construção do Terminal de Passageiros em São Gonçalo do Amarante - apesar de haver um embate judicial entre a estatal e a construtora que toca as obras, no caso do primeiro, e de ainda estar indefinida a data de entrada da iniciativa privada no canteiro de obras em São Gonçalo. O novo aeroporto será concedido e já foi arrematado em leilão. Mas o consórcio classificado em segundo lugar interpôs recurso contra a habilitação do vencedor e há risco de o caso ir parar na justiça.

Sobre a construção da infraestrutura do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, tanto a governadora Rosalba Ciarlini quanto o presidente da Infraero - que sobrevoaram a área em helicóptero - se mostraram confiantes no cumprimento dos prazos. A previsão é de terminar a pista, o pátio de aeronaves e demais equipamentos de infraestrutura, em 2013.

A governadora anunciou também um projeto de reforma em aeroportos no interior. Em outubro, o projeto será apresentado à Infraero e a perspectiva é de angariar R$ 10 milhões em investimentos para os aeroportos de Mossoró, Caicó, Currais Novos, Assu e Pau dos Ferros. "Vamos contar com o apoio da Infraero, através do Profaa, para obtenção de recursos com o objetivo de modernizar e adequar esses aeroportos", afirmou a governadora. O Profaa é o Programa Federal de Auxílio a Aeroportos. 
fonte/TribunaDoNorte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog