ANAC SUSPENDE O CERTICADO DE ATIVIDADE AÉREA DO AEROCLUBE DE MONTES CLAROS, MINAS GERAIS

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO AEROCLUBE DE MONTES CLAROS - MG VIA FORUM ABUL

Boa noite a todos,

Desde o último dia 02 de setembro nosso aeroclube está com o seu Certificado de Atividade Aérea suspenso pela ANAC. Segundo o inspetor Thiago, daquela Gerência, a suspensão deu-se porque os inspetores que estiveram em Montes Claros para vistoriar o Aeroclube, em inspeção recente e não programada, não puderam ter acesso aos documentos do Aeroclube, pela ausência do presidente da entidade, mas no teor do ofício consta como motivo o abaixo:

“...os inspetores desta Gerência constataram não conformidades que levaram a suspensão do Certificado de Atividade Aérea do Aeroclube de Montes Claros.”

Se não houve a inspeção, como se pode suspender uma entidade por ''não conformidades apresentadas''...?

Ocorre que na data da visita o presidente da entidade estava em Belo Horizonte cuidando da inspeção de 100 horas da aeronave de instrução da Aeroclube, mas designou o Diretor de Ensino Leandro Guedes para atender os inspetores, tendo em vista que tomou conhecimento da inspeção através de recado via telefone que foi passado ao seu filho um dia antes da inspeção. Não houve nenhuma comunicação oficial desta vistoria por qualquer meio, diretamente à diretoria do Aeroclube. Os inspetores não aceitaram fazer a inspeção atendidos pelo Sr. Leandro e cancelaram a inspeção, retornando ao RJ.

Sem nenhuma comunicação posterior, nem exigir justificativas por parte do presidente do aeroclube, o Gerente Cristiano Bichara Leal decidiu aplicar a punição à escola, por 180 dias, conforme portaria publicada no site da Anac.

Com esta medida o gerente supra citado está provocando enormes prejuízos a doze alunos do curso prático do Aeroclube, desde o dia 02 deste, quando foram obrigados a paralisar seus voos de instrução, o que vai atrasar a sua formação profissional de forma drástica, provocando inclusive insegurança nos seus treinamentos futuros, pela descontinuidade da instrução.

Saliente-se que o aeroclube é a única escola de aviação num raio de 350Km de Montes Claros.

No momento em que o Brasil está empenhado em atender a crescente demanda de pilotos para atender a aviação comercial, esta medida compromete a imagem desta agência, vindo na contra-mão das necessidades do país, quanto a formação da mão de obra especializada para o setor aeronáutico brasileiro.

Pelo exposto, vimos convidar a todos os alunos, pilotos, amigos e interessados no imediato retorno das atividades da Escola de Aviação Flammarion Wanderley que se manifestem através da Ouvidoria da ANAC, reclamando da atitude do Sr. CRISTIANO BICHARA LEAL, Gerente Técnico de Aviação Geral, quanto a suspensão do Certificado de Atividade Aéreas do Aeroclube de Montes Claros, aplicada através do ofício n° 681/2011/GVAG-RJ/GGAV/SSO,de 31/08/2011.

Jorge Lúcio

Presidente do Aeroclube de Montes Claros

fonte/ABUL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog