LIVRO - SEGREDOS DE UMA TORRE DE CONTROLE

 

Enquanto o mundo inteiro julga uma profissão através do comportamento de alguns, o ex-controlador de voo Bob Richards diz que a vida na torre de controle é feita de atos de heroísmo e de rotina contínua de extremo estresse.


Em duas horas, quebrando a calma do que de outra forma teria sido uma noite de serviço tranqüila, ouvimos as palavras que todos os controladores tem medo: ". Tower, perdemos todos os geradores, estamos caindo".

Eu peguei o meu binóculo e vejo um Boeing 727 da UPS, a cerca de cinco quilômetros do aeroporto na aproximação final para a pista 32 do aeroporto de O'Hare, caindo como uma pedra.

Sua trajetória o levou direto para o prédio de vidro do terminal internacional. Então, alguns segundos depois, o 727 da UPS  recuperou os motores, conseguiu subir acima do terminal.

Uma vez que o piloto havia pousado eu perguntei se ele estava bem. Tremendo como uma folha. Ele fez uma pausa e disse: "Nós precisamos de um momento." Eu disse-lhe para tomar todo o tempo que fosse necessário. Quando olhei para o controlador que estava ao meu lado, percebi que ele também precisava de alguns minutos.

Analisando as notícias nos últimos tempos, é compreensível que se pense que os controladores passam a maior parte do seu tempo dormindo no trabalho, permitindo que os seus filhos falem no rádio, e pondo em risco o vôo da Primeira Dama.

Mas esses pequenos incidentes representam os 15.700 controladores que trabalham atualmente na FAA?

Eu gostaria de dar aos “especialistas”,  a oportunidade de controlar dezenas de jatos em alta velocidade e transportando milhares de pessoas em um espaço aéreo congestionado, durante uma tempestade, ás duas horas da madrugada.


Estamos presenciando um dos períodos de maior segurança na história da aviação comercial. Nos dois anos que antecederam o acidente em Buffalo Colgan (fevereiro/2009), cerca de 3.000.000 de vôos decolaram nos aeroportos dos Estados Unidos, e 1.500.000.000 de passageiros chegaram ao seu destino com segurança. Hoje  as chances de morrer num acidente de avião são cerca de uma em dez milhões.

Trabalhei quase 25 anos como controlador de tráfego aéreo, sendo 22 deles em um dos aeroportos mais congestionados do mundo: Chicago O'Hare (ORD). E posso dizer que as pessoas que se tornaram controladores de tráfego aéreo  não são as pessoas que estão sendo retratadas na mídia
.

Meus colegas e eu tomamos decisões de vida ou morte a cada minuto durante cinco ou seis horas por dia, 5-6 dias por semana. Poucas profissões envolvem tanta tensão psicológica e fisiológica como o controlador de tráfego aéreo.

É por isso que eu não gosto de ouvir dos “especialistas” chamando os controladores de preguiçosos, prima donas e demasiadamente bem pagos (nos EUA). Esses comentários só demonstram a falta de compreensão do que os controladores suportam todos os dias. Ficaria feliz  de amarrar um fone e microfone em um desses e levá-los até uma Torre de Controle.

Ou talvez eu poderia levá-los para visitar os cemitérios, onde alguns dos meus colegas de trabalho residem agora, quatro mortes por ataque cardíaco, dois de câncer pancreático e outros. Todos eles tinham menos de 50 anos, um de 30 e outro de 29.  E eu não inclui na infinita lista os controladoress que sofrem todos os tipos de transtornos relacionados ao estresse, tais como gastrite, úlceras e problemas cardíacos.

Apenas nos últimos quatro anos desde a minha aposentadoria eu estive presente em mais de quatro funerais.

Eu escrevi sobre estas pessoas em meu livro "Segredos de Uma Torre de Controle". Meu amigo Danny, por exemplo, ficava coçando o saco enquanto estava sentado na posição de controle ???.

Um dia, estávamos saindo da torre, Danny se virou para mim e disse: ". Eu amo este trabalho, mas exige muito de você"

Ele morreu naquela noite de um ataque cardíaco. Sozinho em casa com seu filho recém-nascido. Sua esposa o encontrou quando chegou do trabalho. Danny tinha 30 anos.

Não é coincidência que existe um requisito de idade para essa profissão. Você tem que ter 30 anos para se inscrever, ou menos se você tenha tido experiência anterior como militar. No O'Hare, por exemplo, um controlador com quinze anos de experiência pode ser capaz de trabalhar com até  20 aviões em um período de dois minutos, enquanto um controlador com 5 anos só trabalha com a metade.

Em uma torre com tráfego congestionado a tensão é alta, quando eu trabalhava, ficava com 30 aeronaves esperando para decolar, eu falava rapidamente e eficientemente, constantemente alimentando as pistas.

O trabalho exigia 100% do meu esforço e concentração. Não havia sequer tempo para o piloto a repetir as minhas instruções, porque não havia limite para o número de aeronaves que poderiam taxiar para decolar.

Nós controladores, na torre em O'Hare, falamos durante horas e mal conseguíamos respirar, é muito emocionante, muito gratificante e desgastante.

Em nenhum momento eu vi um controlador dormindo em O'Hare, uma vez colocado os fones de ouvido.

 Quando chega o momento para um intervalo cada controlador tem sua própria estratégia para se desconectar.

Muitos simplesmente vão para o sofá para relaxar ou ver televisão ou mesmo fechar os olhos, mas quando eles voltam para a torre, as “baterias” foram recarregadas e estão prontos para as próximas duas horas de ginástica mental.

A ação de cochilar no trabalho é para quase a totalidade dos controladores aéreos, uma situação absurda.

O trabalho no aeroporto de O´Hare foi fantástico, e como muitos controladores eu pensei que era invencível e podia me esquivar das balas que tinham abatido e derrubado muitos dos meus colegas de trabalho.

Conforme o tempo passava, comecei a ter alguns problemas cardíacos. Aos 42 anos tive uma fibrilação atrial, que evoluiu para insuficiência cardíaca congestiva (full-Blown), um ano depois que me aposentei em 2007.

Acontece que todos em todos esses anos, para manter os passageiros voando com segurança foi cobrado um pedágio físico sobre o cara que estava no radar, EU.

ESPERO QUE VC TENHA UM VOO SEGURO.


Richards é um controlador de Tráfego Aéreo Aposentado, que passou 22 dos seus 25 anos em Chigago O`Hare. Seu livro, SEGREDO DA TORRE está sendo adaptado para um seriado da TV americana.

Fonte/Yahoo.com/air-traffic-controller-speaks-014011686.html/tradução/IFRONLINE

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