GREVE DE BOMBEIROS PARA AEROPORTO DE MACEIÓ, SUSPENDE VOOS E REVOLTA PASSAGEIROSÓI

Todos os pousos e decolagens do aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), estão suspensos nesta quarta-feira (10). O motivo é a falta de militares do Corpo de Bombeiros, que iniciaram greve de advertência por 48 horas.

No aeroporto, os painéis apontam que todos os vôos do fim da manhã e do início da tarde estão “atrasados” ou informam ao passageiro que “procure cia aérea”. A superintendência do aeroporto não foi encontrada no local para informar sobre procedimentos, mas os funcionários confirmam que não há previsão de chegada e partida de voos.


Os nove voos que deveriam chegar até às 16 horas estão desviando a rota por aeroportos como o de Recife e Aracaju. Já os três que deveriam partir até as 12h55 estão atrasados.


De acordo com norma internacional, os voos só podem partir e chegar com a presença de pelo menos oito oficiais bombeiros treinados para salvamento, em caso de acidentes com as aeronaves.


Pegos de surpresa, dezenas de passageiros se aglomeraram no pátio do aeroporto e nos balcões das companhias aéreas em busca de informações, mas ainda não há uma previsão precisa de quando os vôos devem ser retomados. A maior reclamação é pela falta de informações.


O casal Natália Ronagueira e Carlos Eduardo Sampaio, administradores de empresa, era um dos passageiros afetados pelo cancelamento do voo de 13h30, pela TAM, com destino ao Rio de Janeiro, onde faria conexão às 21h50 para Miami.


“Ninguém informa nada no guichê da TAM. Estou indignado. Não se fala nada, e podemos perder compromissos importantes. Estamos tentando ir para Recife”, disse Carlos.


Por telefone, a TAM em Maceió informou que todos os voos da companhia que partiriam nesta tarde do aeroporto estão cancelados. Não havia detalhes sobre realocação de passageiros.


Já a companhia Aeroturismo conformou que todos as companhias paralisaram as atividades nesta quarta-feira e não há previsão de retorno. Muitos passageiros que têm urgência estão sendo relocados para voos saindo de Recife.

Paralisação

Os serviços do Corpo de Bombeiros estão parcialmente suspensos por conta da paralisação de 48 horas, que teve início às 7h desta quarta-feira e deve seguir até a o início da manhã da sexta-feira (13).

Segundo líderes do movimento classista, os bombeiros do aeroporto aderiram à mobilização e não foram ao trabalho. Outros militares, tanto do Corpo de Bombeiros, quanto da Polícia Militar, também aderiram ao movimento. Porém, segundo o comandante de Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga, todas as viaturas estão na rua normalmente. O Corpo de Bombeiros não se pronunciou. 

A categoria reivindica o pagamento de 7%, que estariam pendentes do acordo com o governo anterior, e as correções de cinco anos sem reajuste salarial.

fonte/UOL
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog