HELICÓPTEROS SÃO MUITO LENTOS PARA SUA ROTINA ??? COMPRE UM SEA HARRIER USADO





O avião pioneiro da decolagem vertical foi recentemente retirado de serviço na Inglaterra, e algumas unidades já estão à venda para entusiastas milionários que sonham em ir de casa para o trabalho em um caça. Só não dá para pousar em cima de um prédio, sob o risco de desintegrar o heliporto com a força de seus jatos.

O Harrier foi o primeiro avião militar capaz de decolar e pousar verticalmente. O Sea Harrier foi a chamada versão embarcada, feita para operar em porta-aviões. Entrou em serviço no final dos anos 70, e  simplesmente varreu os caças argentinos dos céus na Guerra das Malvinas / Falklands, em 1982. Não é supersônico, mas possui manobralidade e agilidade espetaculares, graças à vetorização dos escapes da turbina Rolls-Royce Pegasus.



Este exemplar à venda no eBay é um Sea Harrier FA2, uma modernização do final dos anos 80, equipado com radar Blue Vixen mais avançado, telas multifunção no cockpit e capacidade para disparar mísseis AIM-120 AMRAAM além do campo visual. Obviamente, todos os sistemas de armas e de navegação tática militar foram retirados (você não achou que ia poder levar para casa algo capaz de derrubar um Boeing à mais de 50 km de distância, achou?). Isso faz com que o preço não seja lá muito absurdo: 1 milhão de dólares, valor de alguns superesportivos terrestres.



O anúncio no eBay  diz que essa célula, de prefixo ZH806, possui apenas 1.291 horas de vôo (os Harrier foram feitos para suportar 6.000 horas ao longo da vida útil), e especifica uma série de procedimentos e condições para quem estiver interessado. No Brasil, o modelo precisaria ser homologado pela ANARC para poder voar livremente por aí, mas pense nas vantagens: não é preciso uma pista de pouso particular, nem alugar um hangar em algum aeroporto muvucado.



E se você estiver realmente esbanjando dinheiro, aproveite a oferta e compre junto um dos porta-aviões britânicos que operaram o Sea Harrier. O HMS Invincible também está à venda na internet – um empresário chinês já ofereceu 5 milhões de libras por ele, mas ainda não levou.




fonte/Jalopnick/foto/eBay/ divulgação e Royal Navy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog