JATO LEGACY DO ACIDENTE DA GOL CHEGA AOS ESTADOS UNIDOS


A aeronave Legacy 600 permanecerá em Cleveland por três meses para reparos

O jato executivo Embraer Legacy 600 que colidiu com um Boeing 737 da Gol sobre a floresta amazônica no Brasil em 2006 chegou aos Estados Unidos após mais de 4 anos parado na Base Aérea do Cachimbo, no Brasil, aguardando a investigação.

A colisão ocorrida numa altitude de 37.000 pés em 2006 ocasionou a morte de 145 pessoas que estava a bordo do 737 e danificou o jato Legacy, mas a tripulação conseguiu efetuar um pouso de emergência da Base Aérea do Cachimbo, onde a aeronave permaneceu até o dia 19 desse mês. O incidente iniciou uma briga diplomática internacional e uma discussão legal, fazendo com que os dois pilotos do Legacy ficassem detidos no Brasil por quase dois meses.

A aeronave Legacy estava efetuando o voo de translado para os EUA e havia recém sido entregue nova para o cliente norte americano, e foi declarado como perda total pela seguradora. Ela foi então adquirida por outro cliente norte americano, o qual contratou a empresa de reparo Constant Aviation, de Cleveland, para consertar e retornar ela aos EUA.

O jato executivo Embraer Legacy 600 chegou no dia 19 de novembro na unidade da Constant Aviation do Aeroporto Internacional Cleveland Hopkins depois de mais de quatro anos no Brasil

A aeronave passou por vários reparos estruturais incluindo a troca do estabilizador horizontal, o qual, juntamente como winglet esquerdo, foram danificados na colisão. O Legacy ficou parado ao sol por 18 meses, os quais exigiram, entre outras coisas, a troca de todos aviônicos. Foram feitos intensivos testes boroscópicos para verificar a validade e funcionamento dos motores. A fuselagem passou no teste de corrosão que não detectou nenhum sinal de ferrugem.

Foram necessárias 10 pessoas e três semanas de testes e análises para ter certeza que a aeronave estava segura para poder voar novamente.

fonte/foto/Cavok/MundoAviacao
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog