AVIAÇÃO EXECUTIVA NO BRASIL

Atualmente, o Brasil possui a segunda maior frota de aviação geral do mundo. Atualmente, o Brasil possui a segunda maior frota de aviação geral do mundo. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), o número de aeronaves no País deve crescer 10% ao ano no período de 2007 a 2010. Dentro deste segmento, encontra-se o mercado de aviação executiva, o qual vem apresentando um expressivo crescimento no Brasil, evidenciando o grande potencial do País no setor. À frente de países como México, Venezuela, Argentina, Colômbia e Chile, o Brasil é o país que possui o maior mercado no segmento de aviação executiva na América Latina.

A frota atual de aviação executiva no Brasil possui mais de 1.650 aeronaves, sendo cerca 650 helicópteros, aproximadamente 350 jatos e mais de 650 turboélices. A cidade de São Paulo, principal centro econômico do País, concentra 35% (577 aeronaves) de toda essa frota. Em relação à aviação geral, o Brasil possui a segunda maior frota do mundo com 10.562 aeronaves. O estado de São Paulo apresenta 28% do total de aeronaves no País.

Com 1.100 helicópteros civis em todo Brasil, o País possui a maior frota do mundo de aeronaves desse tipo. O segmento de helicópteros é o que mais tem crescido dentro do setor de aviação executiva no Brasil, apresentando uma frota de mais de 400 aeronaves no estado de São Paulo e cerca de 260 helipontos (dos 427 do País) na capital paulista.

Assim como o Brasil, a cidade de São Paulo concentra a maior frota de helicópteros urbanos do mundo, à frente de grandes metrópoles como Tókio e Nova York, e promete crescer ainda mais nos próximos anos. Atualmente, a capital paulista é a única cidade do mundo que possui um controle de tráfego aéreo exclusivo para helicópteros.

Uma comparação com o mercado dos Estados Unidos demonstra que, embora o produto bruto nacional daquele País seja 10 vezes maior do que o Brasil, a frota norte-americana é 17 vezes superior. Ainda assim, o Brasil conta com a segunda maior frota de aviação executiva do mundo, com 1.400 aeronaves, das quais 920 são jatos e turboélices. Na América Latina, o México conta com 650 aeronaves e a Colômbia, com 310 unidades.
foto/EAB
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Comentários

Unknown disse…
Interessantes esses números e mais interessante ainda é que não contamos c/ uma indústria nacional, além da Embraer p/ atender esse segmento de mercado.
E se realmente somos a maior frota de helicópteros civis do planeta, pq o planeta nos condena a essa reserva de mercado da Helibrás???
Se temos tdo esse mercado, pq temos que depender dessa empresa, pq as demais empresas não montam fábricas aqui, p/ atende-lo concorrendo c/ os franceses???
Estamos exportando empregos qualificados que agregam valor ao negócio.
Roberto Fantinel disse…
Obrigado pela visita.

É possível que os concorrentes nunca acreditaram no "Brasil" e agora é tarde, veja o exemplo da Suzuki, a marca era forte, porém abandonou os consumidores quando deixou de exportar para o Brasil, perderam terreno para os coreanos e chineses.

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